Veja aula em vídeo. A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue. O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.
Quando respiramos, nosso corpo absorve oxigênio (O2) e libera CO2. Em situações muito específicas, pode haver a reinalação de gás carbônico, que leva a um aumento na concentração dessa substância no sangue (quadro chamado de hipercapnia).
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina possui quatro sítios de ligação para o O2 e a ocupação total ou parcial desses sítios depende da concentração de O2 sanguínea.
O mecanismo de transporte de gases O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.
Produz-se uma diminuição do pH devido ao aumento da concentração plasmática de dióxido de carbono. A pressão do CO2 no sangue aumenta (hipercapnia) quando os pulmões estão superventilados. A hipercapnia normalmente ocorre quando os músculos usados na inalação estão muito débeis para ventilar os pulmões adequadamente.
Existem cerca de 280 milhões de moléculas de hemoglobinas. Essa concentração permite carrear cerca de 65 a 70 vezes mais oxigênio que dissolvido no plasma. TRANSPORTE DE GÁS CARBÔNICO NO SANGUE a) Apenas cerca de 7% do gás carbônico é transportado no sangue em solução.
No homem e em outros mamíferos, cerca de 5 a 7% do gás carbônico liberado pelos tecidos dissolvem-se diretamente no plasma sanguíneo e assim é transportado até os pulmões. Outros 23% se associam a grupos amina da própria hemoglobina e de outras proteínas do sangue, sendo por elas transportados.
Transporte de CO 2. No homem e em outros mamíferos, cerca de 5 a 7% do gás carbônico liberado pelos tecidos dissolvem-se diretamente no plasma sanguíneo e assim é transportado até os pulmões. Outros 23% se associam a grupos amina da própria hemoglobina e de outras proteínas do sangue, sendo por elas transportados.
A maior parte do gás carbônico liberado pelos tecidos (cerca de 70%) penetra nas hemácias e é transformado, por ação da enzima anidrase carbônica, em ácido carbônico, que posteriormente se dissocia nos íons H+ e bicarbonato. CO2 + H2O --------> H2CO3 --------> H+ + HCO3
Qual o momento certo para comprar uma ação?
Qual a área da Odontologia que dá mais dinheiro?
Quando aparece sugestão de amizade no Facebook o que significa?
Qual a função do condicionador de metais?
Como cadastrar os cupons da Jequiti?
Como funcionam os CEJUSCs ou as audiências prévias de conciliação no Fórum?
Como se canta parabéns a você em italiano?
É direito de todo trabalhador o descanso semanal de no mínimo 36 horas consecutivas?
Como determinar o perímetro do polígono?
Como são calculadas as horas a partir do fuso horário inicial?
Como é formada a reserva matemática?
Como se especializar em pedras preciosas?
O que pode ser observado durante o dia e durante a noite?
Como podemos diferenciar substâncias ácidas e substâncias alcalinas?