Esses instrumentos possuem dois terminais (que permitem sua conexão a um circuito) e uma escala graduada (que indica o valor da corrente elétrica, no amperímetro; e da tensão elétrica, no voltímetro). Para medir o valor da corrente elétrica, o amperímetro deve ser conectado em série ao circuito.
Para medir a intensidade de uma corrente usamos um instrumento chamado de Amperímetro o qual deve ser ligado em série com o circuito. Desta forma para não interferir na medida o instrumento deve ter resistência interna muito pequena.
Caso o voltímetro esteja conectado em série com o elemento do circuito, como ele tem uma resistência elevada, não haverá passagem de corrente elétrica e a d.d.p indicada no aparelho será a própria voltagem do gerador.
A resistência elétrica do elemento resistivo é determinada a partir da lei de ohm. Quanto maior a escala de resistência, maior é a tensão ε. Para se efetuar medida com o ohmímetro, deve-se desconectar o elemento que se quer medir do restante do circuito, como mostra a Figura 1-3(b).
Para isso, seus terminais devem ser conectados nos pontos cuja tensão desejamos conhecer. Desta forma, teremos que ligar o voltímetro em paralelo com o elemento. Por exemplo, para conhecer o valor da d.d.p entre os terminais de uma lâmpada do circuito, é necessário conectar o voltímetro em paralelo com a lâmpada.
Tensão elétrica é a grandeza física que mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, também chamada de ddp. O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V.
No estudo da eletricidade, é comum que se faça a divisão entre amperímetros ideais e reais. O amperímetro ideal é aquele que pode ser inserido nos circuitos elétricos sem que haja qualquer interferência em seu funcionamento: a corrente elétrica e a tensão no circuito não sofrem nenhuma alteração.
Já após a colocação do amperímetro, existem as resistências da lâmpada e do amperímetro, pois este é composto de materiais metálicos. Consequentemente, após a colocação do amperímetro, passa pelo circuito uma corrente elétrica de intensidade menor, devido ao aumento da resistência.
Para isso, seus terminais devem ser conectados nos pontos cuja tensão desejamos conhecer. Desta forma, teremos que ligar o voltímetro em paralelo com o elemento. Por exemplo, para conhecer o valor da d.d.p entre os terminais de uma lâmpada do circuito, é necessário conectar o voltímetro em paralelo com a lâmpada.
Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal. Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho.
Como se escreve o nome Administrador?
O que é uma pessoa aborrecida?
Porque não consigo liberar acesso no Caixa Tem?
Como testar a câmera do meu notebook Acer?
Porque meu captcha não funciona?
Como tirar uma nota muito alta no Enem?
Como tirar nota fiscal avulsa na prefeitura Joinville?
Como saber se a hp-12c está funcionando?
Como pegar nota de corretagem Rico?
Como evitar mofo na tábua de madeira?
Como excluir restaurante do iFood?
Como tirar mofo de berço cercado?
Como tirar mofo da madeira pinus?
Como tirar o emplacamento pela internet?
O que pode ser mancha marrom na unha?