O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.
Modernismo no Brasil:Primeira geração: 1922-1930.Segunda geração: 1930-1945.Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Características do modernismo
Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas. Uso de uma linguagem coloquial, mais próxima da oralidade e do que seria a língua portuguesa brasileira. Linguagem fragmentada, predileção pela síntese, uso de flashes cinematográficos.
Características da primeira geração modernistaNacionalismo crítico e ufanista;Valorização do cotidiano;Resgate das raízes culturais brasileiras;Críticas à realidade brasileira;Renovação da linguagem;Oposição ao parnasianismo e ao academicismo;Experimentações estéticas;Renovações artísticas;
Primeira Geração (1922-1930)
Nessa fase fica evidente a busca dos artistas pela renovação estética, influenciada pelo contato com as vanguardas europeias com Cubismo, Futurismo e Surrealismo. Conhecida como Fase Heroica, essa fase foi o mais radical do movimento, formada, sobretudo, por artistas rebeldes.
16 curiosidades que você vai gostar
É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade.
Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases: Primeiro Modernismo (1922-1930); Segundo Modernismo (1930-1945) e. Terceiro Modernismo (1945-1960).
Na literatura, a terceira fase é marcada pelo fim do verso livre, da paródia, da ironia, do poema-piada, entre outros. A poesia desta fase segue um modelo mais formal, com características neoparnasianas ou neo-simbolistas, com versos mais regrados, maior erudição com relação às palavras e uso de temas mais universais.
A Geração de 45, no contexto da Terceira Fase Modernista (1945-1980), já inclui aspectos pós-modernos. Por isso é também chamada de “Fase Pós-Moderna”, com rupturas entre a primeira e a segunda fase. Assim, fica claro, que a ideia inicial difundida pelos Modernistas de 22, vinha sofrendo mudanças com o passar do tempo.
Quais são e como se classificam os fatores que afetam a produtividade de um animal ou rebanho?
Quais são os principais problemas ambientais causados pela atividade agrícola?
Qual o melhor horário para comer uva?
Como sair do labirinto do Minotauro?
Qual o conceito de condomínio edilício?
Como se escreve contas a pagar?
Quanto tempo dura um travesseiro de pena de ganso?
Pode colocar o celular pra carregar com 70?
Quais são os erros considerados fatais em uma entrevista de emprego por quê?
Em que consiste a escrituração contábil?
Como se classificam as debêntures segundo suas garantias?
Qual a primeira obra Sociologia no Brasil?
O que tem na testa de Tsunade?
Qual a importância da valorização da cultura negra?