Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas: 1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas).
Vertente modernizadora, caracterizada por abordagens funcionalistas, estruturalistas e positivistas, voltada a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.
33 curiosidades que você vai gostar
De acordo com Netto (2011), o processo de renovação do Serviço Social brasileiro se dá por meio do entrelaçamento de duas dinâmicas: as demandas sócio-institucionais postas à profissão e a dinâmica interna da realidade profissional.
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.
A perspectiva modernizadora do serviço social pode ser vista como uma resposta à crise de legitimidade, isto é, a necessidade de reconceituar o papel funcional e social da área, que adepta ao positivismo tende a adotar uma postura neutra e por vezes inócua para o cumprimento dos objetivos propostos.
Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964.
Assim, a partir do Movimento de Reconceituação, segundo Netto (2001), é desenvolvida uma disputa entre projetos políticos que divergem no interior da profissão. Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
Diante desse cenário de pauperismo podemos destacar dois entendimentos teórico-metodológicos que emergiriam para a compreensão da Questão Social: 1) resignação, baseado no pensamento de Auguste Comte (1798 – 1857) - positivismo, e 2) a perspectiva supressão da ordem burguesa, baseado no pensamento de Marx e Engels.
A corrente inspirada na fenomenologia emerge como metodologia estruturalista ao priorizar a análise da sociedade do capital e a correlação de forças entre as classes. A corrente positivista remete o serviço social à consciência ético-política de transformação social e enfrentamento da pobreza.
Fundamental contextualizar que o método BH está situado no Movimento de Reconceituação do serviço social que tem três fases: Modernização Conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura.
A institucionalização do serviço social no Brasil surgiu nas décadas de 20 e 30 com ênfase nas idéias de Mary Richimond sob influencia da igreja católica, nos anos 40 e 50 é marcado pelo tecnicismo, com base na psicanálise e na sociologia de base positivista, funcionalista sistêmica e a flexibilização do trabalho por ...
O segundo momento foi o Seminário de Teresópolis, que aconteceu na década de 1970, tendo características diversas. Contou com a participação de 33 profissionais, cuja temática foi a da necessidade de um estudo sobre a Metodologia de Serviço Social, junto à realidade brasileira do momento.
Este serviço social tradicional pode ser facilmente caracterizado por seu desempenho profissional assistemático, intuitivo, carente de procedimentos técnico-ciêntificos bem determinados e rigorosos, informado por valores de cunho liberal, voltado a correção(numa perspectiva claramente funcionalista) das chamadas “ ...
A nova proposta de intervenção social entre o profissional e o cliente, segundo Almeida, se assenta em três categorias conceituais: a pessoa, o diálogo e a transformação do ser. Segundo Netto (2011), a autora recupera elementos tradicionais da profissão: ênfase no indivíduo, a ação psicossocial e o viés psicologizante.
O nível da microatuação discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos. Para tanto, o ³[...] Serviço Social,como técnica,dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos (CBCISS 1986, p. 30). São os processos de caso, grupo, comunidade e trabalho coma população.
O documento de Araxá surge durante o Movimento de Reconceituação como manifestação de inquietação da categoria na profissão, e compõe marco histórico para o Serviço Social, tendo como objetivo principal romper com o assistencialismo, comportamento herdado do tradicionalismo na prática profissional.
O primeiro momento trata-se da perspectiva modernizadora; que buscava adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós ...
Já a Assistência Social é uma política pública, que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 compõe o tripé da Seguridade Social Brasileira, junto com a Saúde e a Previdência Social.
Então, segundo Iamamoto e Carvalho (1988, p. 129), se “as Leis Sociais são, em última instância, resultantes da pressão do proletariado pelo reconhecimento de sua cidadania social, o Serviço Social origina-se numa demanda diametralmente oposta.”
Dentre os eixos de preocupações fundamentais do movimento de reconceituação podem ser salientados: o reconhecimento e a busca de compreensão dos rumos peculiares do desenvolvimento latino-americano; a criação de um projeto profissional abrangente, atento às características latino-americanas, em contraposição ao ...
É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação teve em 1972 uma tonalidade crítica manifesta no Brasil. c) É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se inicia em plena ditadura militar brasileira.
Foi a Coca-cola que inventou o Papai Noel?
Como é calculada a velocidade máxima de um carro?
Como calcular a pressão de um objeto?
Como surgiram os centros culturais?
Como fazer o cálculo de valorização de imóveis?
Como se calcula a velocidade de uma onda que se propaga em uma corda esticada?
O que é uma remessa em garantia?
Como se calcula a pressão de uma coluna de fluido?
Quando surgiu o recursos humanos no Brasil?
Qual é a largura de um retângulo?
Como vai funcionar a visita virtual?
Como é feito o cálculo da partilha de bens?
Quando surgiu o laboratório de Análises Clínicas?
O que é o rendimento de um transformador?
Como reverter um processo de desinstalação de um programa?