A matriz óssea é composta por uma parte orgânica e inorgânica. A parte orgânica é constituída por fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas. Enquanto, a parte inorgânica é composta por íons de fosfato e cálcio.
O tecido ósseo é composto por três tipos celulares básicos: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos.
2) A região da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam (“comem” e “digerem”) esses fragmentos. O processo pode durar semanas, dependendo do tamanho da lesão.
O tecido ósseo, como outros tecidos, apresenta um processo de maturação que se estende desde as primeiras semanas de vida embrionária até a idade adulta. Esse processo caracteriza-se pela produção de uma matriz protéica que, em nível extracelular, é mineralizada sob a ação de enzimas específicas.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções: o esqueleto axial e o apendicular.
Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.
Três tipos de Células Ósseas irão participar diretamente da regeneração. As células maiores e cheias de núcleos são chamadas de osteoclastos. Elas são responsáveis pela reabsorção do tecido ósseo destruído pelo trauma. Os osteoblastos são menores e contem um só núcleo.
Responsável pela produção orgânica na matriz óssea, essas células têm a função de depósito de fosfato de cálcio e assim integram a mineralização da matriz. A localização dessas se dá lado a lado uma da outra na superfície óssea.
No tecido ósseo, encontramos três tipos básicos de células: os osteoblastos, os osteócitos e os osteoclastos. Veja, a seguir, algumas das principais características dessas células: O tecido ósseo apresenta células especializadas e uma matriz calcificada.
Já a parte inorgânica é formada, principalmente, por fosfato e cálcio, que formam cristais que se associam às fibras colágenas, proporcionando resistência e rigidez ao tecido. A matriz óssea que ainda não está calcificada recebe o nome de osteoide. Células do tecido ósseo
O processo de divisão celular apresenta diversas funções importantes nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar as células mortas. Esse processo ocorre de forma diferente nas células dos organismos procariontes e nos organismos eucariontes.
Como é o ciclo de vida das abelhas?
Qual o tipo ideal do Taehyung?
Como o conflito de agência pode prejudicar os acionistas?
Como saber onde colocar a vírgula na multiplicação?
Como mudar o zoom de MM para graus no Sketchup?
Como multiplicar horas por valor no Excel?
Como se forma uma nascente de água?
Como nascem e se desenvolvem os sapos?
O que estimula a produção de testosterona?
É possível desenvolver déficit de atenção?
Como calcular o potencial elétrico?
Quais são os tipos de defeitos que podem ocorrer num cristal?