Pertencentes a família Clupeidae, as sardinhas são peixes pequenos – medem até 25 cm de comprimento – de coloração prateada, escamosos e pelágicos, ou seja, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes. Por toda a costa brasileira, são encontradas sardinhas da família Sardinella brasiliensis.
A reprodução envolve fecundação externa dos ovos e ocorre preferencialmente a temperaturas de 14-15ºC, a sardinha evita temperaturas inferiores a 12ºC e superiores a 17ºC para se reproduzir.
Mas estamos falando de conservas. Uma indústria que Portugal domina há 150 anos. Sardinha, atum, carapau, bacalhau, polvo, lula, ovas… Você dá o nome do peixe ou do fruto do mar e é quase certo que encontrará sua versão enlatada com origem portuguesa.
As sardinhas alimentam-se de plâncton. As "sardinhas" de lata que se encontram nos supermercados podem ser de espécies variadas, desde sardinhas do género Sardina (as verdadeiras sardinhas) até arenques.
Entre os séculos 19 e 20 ela foi uma das principais comidas das populações rurais, mas bem antes disso já era bastante consumida. Os Fenícios, em território que hoje é Portugal, já comiam sardinha, assim como os Romanos, que levaram o produto à península itálica, Gália, Inglaterra e África.
Apesar de ser um peixe menor, é ligeiramente maior do que a sardinha. Por isso, é uma escolha melhor na hora de preparar um grelhado, por exemplo. Porém, sua carne é um pouco mais clara e seu sabor é mais suave. ... Pode prepará-la assada, ensopada, grelhada ou, se preferir, recorra ao alimento enlatado.
Os animais da espécie têm corpo alongado e cilíndrico, assim como a parte ventral do opérculo tem estrias ósseas bem definidas para baixo. Estas estrias diferenciam a espécie de qualquer outro Peixe Sardinha. O ventre destes peixes é arredondado e tem placas ventrais, tal como a sua cor é branca nos flancos.
Hábitos da Sardinha São pelágicos(vivem nas águas rasas) e costumam formar grandes cardumes com uma formação mais compacta até para que possam se defender de peixes maiores como o tubarão, golfinhos e baleias. Além do homem, os maiores predadores de sardinha são as aves marinhas e outros peixes.
Nicolas Appert Em 1809, o chef francês Nicolas Appert inventou um método para conservar as sardinhas, aplicando a esterilização pelo calor. Com este processo nascia o que chamamos de produtos em conserva, que originou a indústria conserveira. Foi essa atividade que levou o nome da sardinha portuguesa para todo o mundo.
O nome “sardinha” faz referência ao local de origem desses peixes que nadaram milhares de quilômetros e disseminaram-se pelos mares do mundo. As sardinhas são originalmente da região da Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo .
Em 2009 regressou ao nível médio de peso descarregado, a rondar as 65.000 toneladas. O preço médio a que a produção foi paga teve um significativo acréscimo de 16 por cento. A sardinha, com 62.000 toneladas, representa cerca de 45 por cento dos desembarques em peso efectuados em lotas nacionais.
Existem várias formas de preparar as sardinhas. Em Portugal, sardinha assada é um prato típico muito apreciado. O consumo de sardinha fresca é muito mais saudável do que o consumo de sardinha enlatada. TOLEDO, Adriana.
Esses peixes são ricos em diversas substâncias, das quais se destaca o ácido graxo ômega-3, encontrado também no salmão, peixe que vive em águas geladas, não encontrado no Brasil. Existem várias formas de preparar as sardinhas. Em Portugal, sardinha assada é um prato típico muito apreciado.
Como é o cálculo do resgate de um PGBL?
Qual o símbolo que deve ser colocado na indicação de tolerância?
Precisa de disjuntor para ar condicionado?
Como tirar bicho-de-pé com Vick Vaporub?
Precisa dar espaço depois da vírgula?
Como evitar que empresas consultam meu CPF?
O que é ponto facultativo carnaval 2022?
Qual o valor ideal do pH da água?
Como ter a última versão do Instagram?
O que faz um profissional formado em Ciências da natureza?
Qual é o significado da flor de lótus?
Quem recebe bolsa de doutorado pode trabalhar?