No Brasil, os principais conflitos de agência ocorrem entre acionistas majoritários e acionistas minoritários. Os conflitos entre acionistas geram menor interesse de investidores nacional e estrangeiro pela alocação de suas poupanças nas empresas brasileiras via compra de ações.
Define-se aqui conflito de agência como sendo o desalinhamento de interesses entre quem detem a propriedade e quem detem o poder de controle nas empresas e tal definição é consistente com as referências teóricas apresentadas.
Para reduzir o conflito de agência, as relações entre os proprietários e agentes podem ser reguladas por contratos formais ou informais. A relação é considerada formal, ou explícita, quando é expressa por meio de contratos que determinam os direitos e os deveres principais e acessórios, assinados por ambas as partes.
Os conflitos de agência surgem devido aos interesses paralelos dos gestores (administradores) contratados para conseguir esta maximização, pois os mesmos podem buscar maximizar também suas próprias riquezas, usando como suporte as estruturas das empresas para as quais trabalham.
Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. Envolve problemas de assimetria de informações entre o agente e o proprietário e faz parte das considerações de Jensen & Meckling (1976).
No caso de divergências entre acionistas e companhia ou entre controladores e minoritários, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recomenda que os conflitos de interesse sejam resolvidos por meio de uma instância superior de arbitragem, que visa acelerar a solução dos impasses.
Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. Envolve problemas de assimetria de informações entre o agente e o proprietário e faz parte das considerações de Jensen & Meckling (1976).
A Teoria de Agência busca explicar os conflitos de interesses que podem surgir da relação contratual entre um principal e um agente. O agente é o indivíduo que, motivado por seus próprios interesses, se compromete a realizar certas tarefas para o principal.
Há algumas estratégias para evitar Problemas de agência, sendo primordialmente ressaltar que devem sempre ser considerados os riscos da empresa em um contexto maior....Como evitar Problemas de agência
Entretanto, alguns autores sugerem que os conflitos de agência nas cooperativas de crédito podem ser superados adotando-se providências genéricas, tais como: regras bem definidas, controles internos eficazes, adequação dos serviços prestados, adoção de regulamentações prudenciais e supervisão externa.
Resumo: Este estudo busca analisar, com base em autores consagrados, as possíveis razões pelas quais ocorrem os conflitos de agência nas empresas, conflitos estes que tornaram-se importantes a partir da evolução dos mercados de capital .
Estes conflitos prejudicam os resultados das empresas, pois geram os chamados custos de agência.
Diante do exposto, o presente trabalho procura explorar os conflitos de agência existentes em dois diferentes tipos de organizações, a saber: empresas tradicionais e cooperativas de crédito.
Saber gerenciar os conflitos de uma empresa pode trazer grandes vantagens, inclusive, a transformação de um problema dessa natureza em uma grande oportunidade de crescimento, evitando que se torne mais complexo e maior com o passar do tempo.
Como responder a um cliente por E-mail?
Como um iniciante deve tomar creatina?
O que foi o processo de redemocratização do Brasil Brainly?
Quais os medicamentos disponibilizados pelo SUS para o idoso?
Como o dente vai pro lugar com o aparelho?
Como se livrar da celulite rapidamente?
O que fazer diante de tanta tristeza?
Qual o melhor exercício para eliminar celulite?
Como se livrar do acúmulo de coisas?
Como se livrar da dependência dos pais?
O que tira o cheiro forte da tripa de porco?
Quais são os tipos de verificação de segurança que tem no Facebook?