Custos: exceto em casos onde o estudante recebe bolsa, seja governamental ou não, os custos para viver a experiência estudantil fora são bem altos; afinal, ele tem de se preocupar com alimentação, hospedagem, custos da escola, materiais…
O único perigo de fazer um intercâmbio é você voltar uma pessoa com mais conhecimento e mais madura! Neste post vamos explorar quais são os maiores medos de pais e alunos sobre um intercâmbio, e mostrar como todos eles podem ser superados com um bom planejamento.
Fazer intercâmbio para estudar e se especializar no idioma de um país estrangeiro é um ótimo investimento que gera um grande amadurecimento pessoal e profissional. Além de ser uma grande oportunidade de conhecer novas culturas e novos idiomas, é um grande diferencial para o currículo do aluno.
DesvantagensRevalidar o diploma: essa questão pode se tornar num importante problema quando voltar no Brasil. ... Custo de vida: vários dos países estrangeiros que os estudantes selecionam possuem um custo de vida maior ao Brasil. ... Visto e sustento: o estudante vai necessitar de um esforço extra para se sustentar.
O que NÃO fazer no seu intercâmbioFalar seu idioma nativo na maior parte do tempo. ... Ficar preso à sua cultura. ... Fazer amizades só com nativos do seu país. ... Ignorar a gastronomia local. ... Visitar apenas lugares turísticos. ... Deixar as coisas para depois. ... Conhecer apenas o destino escolhido.
27 curiosidades que você vai gostar
Vai fazer intercâmbio? Confira 8 coisas que você deve saberPesquise sobre o país anfitrião. ... Faça uma previsão de gastos. ... Fique de olho na documentação necessária. ... Viaje com tranquilidade. ... Tenha contatos importantes sempre à mão. ... Dê notícias com moderação. ... Aproveite a cidade. ... Registre suas experiências.
Você pode fazer um intercâmbio de graça no ensino médio com a ajuda de algumas ONGs. Uma delas é a AFS Intercultura, que oferece bolsas para jovens e adolescentes que não têm condições financeiras de fazer uma viagem como essa.
Vantagens de estudar fora
Campus e atividades extracurriculares: além de conhecer a estrutura diferenciada das escolas do exterior o aluno ainda tem, também, a possibilidade de realizar atividades extracurriculares que multiplicam suas competências e agregam valor ao seu perfil profissional.
Benefícios de estudar fora#1 Estudar fora estimula a criatividade.#2 O estudo no exterior melhora as médias das notas.#3 Capacidade de aprender outras línguas é desenvolvida no exterior.#4 Melhorar competências interculturais significa desenvolver empatia.
Para ela, a principal vantagem em estudar no exterior é o contato com um currículo que se baseia no processo de ensino e aprendizagem. Enquanto isso, no Brasil, os principais currículos são criados para pensar no conteúdo e o aluno estuda apenas para passar nas provas.
5 vantagens de fazer intercâmbioAprender outro idioma e nova cultura. ... Ganhar autoconfiança e coragem. ... Aprimorar seu currículo. ... Tornar-se mais independente. ... Viver uma experiência única.
O intercâmbio pode ser uma abertura de horizontes, uma ponte para fazer novas amizades, conhecer novas culturas, estilos de vidas, rever valores, aprender sobre respeito mútuo entre as diferentes nações do mundo.
Estudar nas melhores universidades do mundo: De acordo com o principal ranking universitário internacional, o Times Higher Education (THE), publicado em Londres, 44 das 100 melhores universidades do mundo ficam nos Estados Unidos. Outras 31 ficam na Europa. O Brasil tem apenas uma universidade no ranking, a USP. 4.
Dependendo de seu objetivo e da área em que se deseja atuar, esse intercâmbio pode acontecer durante os primeiros anos do curso superior ou mais para o final. Não existe uma “época certa”. A vantagem de se fazer no começo é que, com a experiência do intercâmbio, se torna mais fácil conseguir um estágio no final.
Intercâmbio de graça é bem raro — às vezes, é possível achar oportunidades de trabalho voluntário no exterior que arcam com alguns custos do estudante (como passagens ou estadia). Mas há organizações que oferecem bolsas de estudo para pessoas interessadas em fazer intercâmbio, o que é mais comum.
O importante é poder viajar acompanhado das pessoas que você gosta. Há também a possibilidade de você se matricular em um intercâmbio em grupo nacional. Sim, o intercâmbio em grupo nacional é um grupo de intercâmbio organizado por uma agência de intercâmbio.
Diferentes estudos apontam que estudar aumenta a capacidade da memória, criatividade, concentração e até mesmo melhora a habilidade de aprender. Ou seja, quanto mais você se dedica ao aprendizado, mais fácil fica adquirir novos conhecimentos.
Como a maior parte das pessoas está ativa durante o dia, estudar de manhã pode ser uma boa opção. Isso porque há a possibilidade de troca de informações em grupos de estudos, por exemplo, caso precise de alguma ajuda no horário para estudar. De manhã é possível aproveitar a luz natural.
Porque é importante estudar todos os dias
Estudar todos os dias é muito importante porque além de ajudar as pessoas a desenvolverem uma postura de estudante, essa ação ainda pode transformar esse comportamento ou decisão em um hábito automático que o ajudará a estudar com mais eficácia.
Instituições de alta qualidade.Muitas opções de formação.O estilo de vida do estudante americano.A oportunidade de melhorar o inglês.Fazer amigos de todas as partes do mundo.Adicionar experiência internacional ao seu currículo.Viajar e ganhar uma nova perspectiva de mundo.
O programa do UWC oferece a jovens brasileiros, anualmente, a oportunidade de fazer o ensino médio no exterior. Os United World Colleges (UWC) são colégios internacionais localizados em diversos países, com a missão de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação.
Isso porque, um currículo ainda mais completo, com maior conhecimento por meio do High School também é mais impactante. Ademais, em termos de economia há outra vantagem, pois o aluno consegue obter a conclusão do High School sem precisar se deslocar, ter gastos com moradia, escola, alimentação e viagem.
Uma boa alternativa para fazer intercâmbio e não ter que gastar tanto dinheiro é optar pelo programas de work e study que vários países oferecem. Trabalhar te abre portas para estender sua estadia no país, conhecer pessoas, estudar cursos específicos e quem sabe estabelecer residência.
5 formas de estudar fora do país sem muito dinheiro1 – Au Pair. O Au Pair é um dos programas de intercâmbio mais populares. ... 2 – Bolsas parciais. ... 3 – Cursos gratuitos na Europa. ... 4 – Destinos alternativos. ... 5 – Financiamento.
Quer aquele intercâmbio com um precinho camarada e que cabe no bolso? Nós selecionamos os 10 lugares mais baratos para fazer intercâmbio!San Diego, EUA.Wellington, Nova Zelândia.Edimburgo, Escócia.Bundoran, Irlanda.St. Julians, Malta.Limerick, Irlanda.Calgary, CanadáMontreal, Canadá
Qual é o último número que existe no mundo?
Como passar da base 2 para a base 10?
Qual a importância da estilista Gabrielle Chanel para a moda feminina na década de 1920?
Quantas gramas de cloro para cada 1.000 litros de água?
Quem é a bruxa mais poderosa do mundo?
Onde fica a residência oficial do papa?
O que é a oxidação das células?
Quando o dente fica mole quanto tempo para cair?
O que fala o Anexo 11 da NR 15?
Quanto tempo demora para o organismo produzir sangue?
Quantos blocos de altura o Creeper morre?
Quem são as igrejas neopentecostais?
O que são instrumentos musicais e como são classificados?
Quem não pode participar de leilão?
Para que serve o filtro de osmose?
O que significa as flores recebidas pelos atletas no pódio?