Os ruivos naturais representam entre 1% e 2% da população mundial (de 70 milhões a 140 milhões de pessoas), mas nascer com essas características não é coincidência, muito menos uma mistura entre cabelos escuros e loiros. Trata-se de uma mutação genética promovida por um gene recessivo.
Os cabelos avermelhados são uma mutação genética. ... O gene para cabelos avermelhados é recessivo. Ruivos podem nascer depois de gerações de morenos ou loiros na família. Estudos indicam que, provavelmente, alguns neandertais eram ruivos.
O ruivo natural apresenta uma mutação genética promovida por um gene recessivo que, devido a uma mutação do gene receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melaninaela e quem determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo, fazendo com que uma pessoa seja ruiva.
Este gene tem muitas formas diferentes, ou variantes. Uma certa variante do gene é frequentemente encontrada em pessoas com pele clara, cabelo ruivo e sardas, daí o apelido "gene ruivo". A redução na função do gene MC1R está associada à alta sensibilidade ao sol e a alguns tipos de câncer de pele.
Os dois pais devem ter o gene para poderem produzir um bebê ruivo, o que fica em 25% se eles mesmos não forem ruivos mas ainda possuírem o “gene secreto”.
Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?
Pai+Mãe | Probabilidade |
---|---|
Castanho + Castanho | 75% castanho/19% verdes/6% azuis |
Verde + Castanho | 50% castanho/37% verdes/12% azuis |
Azul + Castanho | 50% castanho/0% verdes/50% azuis |
Verde + Verde | -1% castanho/75% verdes/25% azuis |
Os cabelos ruivos são consequência da mutação no gene MC1R, que transmite ao cabelo e à pele mais eumelanina do que feomelanina, causando os cabelos vermelhos e sardas na pele". ... Isso significa que, mesmo que o pai e a mãe carreguem o gene MC1R, apenas um em quatro de seus filhos serão ruivos".
Em geral, por preconceito ou implicância. Outra possível razão para a perseguição é a raridade: estima-se que entre apenas 1 e 2% da população mundial seja ruiva (o “gene ruivo”, chamado de melanocortina-1, tem cinco variações, mas é raro por ser recessivo).
Segundo estudos, o baixíssimo índice de ruivos pelo mundo (cerca de 2% da população) se deve a uma mutação do gene no norte europeu há milhares de anos. Com a mistura da globalização, o gene ficou ainda mais raro, mas não significa que vá sumir, podendo apenas ficar inativo por algumas gerações.
As famosas pintinhas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética. Porém, a principal razão para o surgimento das sardas é o excesso de exposição solar, especialmente depois de queimaduras – aquelas que causam vermelhidão e descamação.
Como trabalhar formas geométricas com crianças pequenas?
Quais fatores influenciam na flexibilidade do indivíduo?
Como calcular a porcentagem de 2%?
Como trabalhar liderança em sala de aula?
Como trabalhar para o mercado livre fazendo entregas?
O que faz um vendedor de Auto Peças?
Como se calcula 1 metro cúbico?
Como calcular o percentual de um valor?
Como fazer COTG na calculadora científica?
Como trabalhar identidade em Educação Física?
Como fazer o cadastro na Caufesp?
O que precisa para trabalhar na Cruz Vermelha?
Como trabalhar escultura em arte?
Qual o salário de um telemarketing na AeC?