A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
O movimento contra os maus-tratos aos marinheiros do Brasil terminou com prisão dos amotinados. João Cândido, o Almirante Negro, passou dois anos na cadeia e morreu na pobreza. Anos depois, ele foi anistiado, mas a família ainda aguarda pagamento de indenização.
O líder da revolta foi o Almirante João Cândido Felisberto, apelidado de “Almirante negro”. O motim naval prosseguiu noite a dentro e ganhou força com a participação dos demais marinheiros dos outros navios oficiais da Marinha do Brasil - os encouraçados São Paulo, Bahia e Deodoro.
O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 19, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. ... A greve durou uma semana e foi duramente reprimida pelo governo paulista. Finalmente chegou-se a um acordo que garantiu 20% de aumento para os trabalhadores.
Esse motim dos marinheiros aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 e teve como principal razão a insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos a que eram sujeitos: as chibatadas. ...
Esse motim dos marinheiros aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 e teve como principal razão a insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos a que eram sujeitos: as chibatadas.
O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.
Revolta da Chibata | |
---|---|
Data | 22 de novembro a 26 de novembro de 1910 |
Local | Rio de Janeiro, Brasil |
Desfecho | Anistia e posterior repressão aos rebeldes Fim do uso de castigo corporal na Marinha Demissão e prisão de centenas de marinheiros |
Beligerantes |
Em carta ao governo, os revoltosos solicitavam: o fim dos castigos físicos; melhores condições de alimentação e trabalho; anistia para todos envolvidos na revolta.
Ao contrário do movimento anterior, a revolta de dezembro foi duramente combatida pela Marinha, que dizimou boa parte dos revoltosos, mesmo depois da rendição. Dos sobreviventes, a maioria foi forçada a embarcar no navio Satélite, que seguiria em direção ao Amazonas, para trabalhar na produção da borracha.
Também se deve considerar que, cerca de um ano antes da revolta, o líder do motim, João Cândido, havia estado na Inglaterra e tido conhecimento dos acontecimentos do Encouraçado Potemkin, em que marujos russos rebelaram-se contra o governo de seu país.
A promessa do governo não foi cumprida e, no dia 28 de novembro, um decreto dispensou cerca de mil marinheiros por indisciplina. Após isso, uma segunda revolta na Marinha iniciou-se, dessa vez, no Batalhão Naval estacionado na Ilha das Cobras.
Coincidentemente, no dia em que se iniciou a revolta, o presidente oferecia uma festa no Rio de Janeiro em comemoração a sua posse como presidente. Não se sabe ao certo quem foi o responsável por redigir o manifesto com as exigências dos marujos, mas esse documento foi considerado muito bem escrito.
Quando você terminar os estudos como se chama?
Como é o nome da pessoa que falsifica documento?
Como chama o que vem depois do no E-mail?
Como chama o box do banheiro em inglês?
Qual a origem e o significado da palavra Acanguaçu?
Quem nasce na Escócia feminino?
Quando um contrato de trabalho pode ser cancelado?
Quem nasce na Inglaterra e o quê?
Quanto tempo de estágio para Direito?
Como funciona o envio de um e-mail?
Quais são os esfíncteres do estômago qual a sua função?
O que é o regime político brasileiro atual?
Como funciona o estalar de dedos?
Como funciona o enquadramento do Simples Nacional?
Tem como estornar o pagamento de um boleto?
Qual o objetivo do escalonamento de processos?