A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.
A carbonatação do concreto é uma denominação usada para descrever a reação do CO2 (dióxido de carbono) presente na atmosfera em grautes, argamassas, concreto armado, assim como também nos sistemas de cimentações. Desse modo, a carbonatação consiste em um dos principais meios de deteriorar o concreto armado.
Carbonatação é um processo físico-químico que consiste na reação do dióxido de carbono (CO2) presente no ar com as rochas. A reação se desenvolve com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) e resulta em carbonato de cálcio (CaCO3), acidificando a rocha.
A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.
A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns. Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. ... Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto.
Alguns dos métodos não destrutivos utilizados para a detecção da corrosão podem ser as medidas do potencial de circuito aberto ou de corrosão, da resistividade elétrica do concreto, da resistência à polarização pela técnica de polarização linear ou espectroscopia de impedância eletroquímica, entre outros.
Para que a carbonatação aconteça, três fatores precisam estar dentro do concreto. São eles: umidade, gás carbônico e oxigênio. A seguir, veja todas as etapas do processo de carbonatação do concreto: O consumo de Ca diminui o pH do concreto, deixando o aço exposto à corrosão.
E o concreto com o pH elevado protege o aço. Ou seja, quando ocorre a carbonatação, o pH do concreto diminui, possibilitando a corrosão do aço. Quais são as consequências dessa carbonatação?
Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H 2 CO 3 ). Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO 3 ).
O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca (OH) 2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5.
Quem tem meio grau de astigmatismo precisa usar óculos?
Como ganhar 10 GB de internet vivo?
Quais vão ser as próximas novelas da Globo?
Quais os exames para detectar a doença de Chagas?
O que precisa para fazer um depósito identificado?
Qual a diferença de difusão passiva e difusão facilitada?
Quantas vezes Kaido foi derrotado?
Como ajustar as cores da impressora?
Porque não se deve beijar recém-nascido?
Quanto rende 200% do CDI simulador?
Quantas vezes floresce o girassol?
Como é feito o cálculo do vale alimentação?
Quantas páginas o Canva suporta?
Qual o patinete ideal para 6 anos?
Qual a diferença entre credibilidade e confiança?