O escritor de memórias literárias tem a capacidade de recuperar suas experiências de vida, verbalizando-as por meio de uma linguagem na qual é autoridade. Mais do que lembrar o passado em que viveu, o memorialista narra sua história, desdobrando-se em autor e narrador-personagem.
Para isso devem-se escolher cuidadosamente as palavras, orientados por critérios estéticos que atribuem ao texto ritmo e conduzem o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias. Essas narrativas têm como ponto de partida experiências vividas pelo autor no passado, contadas como são lembradas no presente.
Quais são os elementos da narrativa?
A produção de um texto voltado para o gênero Memórias literárias tem como finalidade uma lembrança do passado, a busca de recordações, procurando relembrar pessoas e acontecimentos que foram importantes na vida do narrador.
Temos várias formas de narrar os fatos: na crônica, no conto, na história em quadrinhos, em uma conversa, no romance, nas memórias. Esses gêneros da ordem do narrar são diferentes em suas características específicas, mas guardam características comuns por serem gêneros do tipo de texto narrativo.
A produção de um texto voltado para o gênero Memórias literárias tem como finalidade uma lembrança do passado, a busca de recordações, procurando relembrar pessoas e acontecimentos que foram importantes na vida do narrador.
Objetivo(s) Ampliar a competência comunicativa, lendo e escrevendo textos socialmente relevantes sobre o trabalho com o gênero textual. Ler, ouvir, compreender e comentar textos com base no gênero textual. Identificar as características formais e discursivas do gênero textual.
Estrutura da narrativa
Com o único mapeamento amplo sobre a quantidade de pessoas em situação de rua no Brasil realizado entre os anos de 20 pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a discussão foi parar na Câmara dos Deputados.
Qual o número de pessoas em situação de rua no Brasil? Segundo o antropólogo e membro do Instituto Nacional de Direitos Humanos para a População em Situação de Rua, Tomás Melo, é difícil construir políticas para essas populações sem conhecer os perfis que as compõem.
População em situação de rua. Um dos reflexos do intenso processo de exclusão social é a população em situação de rua que, em decorrência da ocupação do solo urbano estar baseada na lógica capitalista de apropriação privada do espaço mediante o pagamento do valor da terra, não dispõe de renda suficiente para conseguir espaços adequados para ...
Pode-se afirmar que o surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia atinge e prejudica uma quantidade maior de pessoas que não se enquadram no atual modelo econômico, o qual exige do trabalhador uma qualificação profissional, embora essa seja inacessível à maioria da população.
Como conseguir o número do parcelamento no sispar?
Quais são os três tipos de demência?
Quanto tempo dura a gestação de um mamute?
Qual exame pedir para mononucleose?
Onde doar óculos usados no ABC?
Como responder no Telegram web?
Como lavar tapete emborrachado na máquina?
Como apagar uma mensagem no WhatsApp que já foi enviada?
Qual a diferença entre leite de soja e leite de vaca?
Quantas vezes por dia comer para ganhar massa?
O que fazer após o agravo interno?
O que é um demonstrativo de resultados?
Como transferir arquivos do Samsung Notes para o PC?
Como saber se a pessoa está com câncer nos ossos?
Qual é o principal fator responsável pela coesão social nas sociedades?
Como agradecer a Deus uma graça?