Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.
O método regional é considerado como o terceiro paradigma do estudo da geografia. Ele é definido como sendo uma integração de fenômenos heterogêneos em determinada porção estabelecida da superfície da terra.
[...] o método regional tem merecido a atenção de geógrafos desde pelo menos o século XVII, com Varenius. O filósofo Kant e o geógrafo Carl Ritter, respectivamente no final do século XVIII e na primeira metade do XIX, ampliaram as bases dos estudos de área.
A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa ou Nova Geografia, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia.
A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.
Os Ramos da Geografia Com isso, foi desenvolvida duas frentes principais: Geografia Geral e Geografia Regional.
A geografia regional é aquela que divide o mundo em regiões que se diferenciam por acidentes físicos e não por fronteiras políticas. A região pode definir-se como uma área homogénea. Esta homogeneidade pode resultar de diversos factos. Assim, podem existir regiões naturais (geológicas, botânicas, climáticas, etc.)
O conceito de Região passou por diferentes transformações ao longo da história do pensamento geográfico. A região é uma das principais categorias-chave da Geografia, sendo um conceito muito utilizado ao longo da história dessa ciência, pois refere-se a um determinado tipo de unidade espacial ou de parte dela.
Essa abordagem era prevalescente durante a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX também conhecida como o período do paradigma geográfico regional, quando a geografia regional tomou a posição central nas ciências geográficas.
A escola francesa de geografia (em francês: école française de géographie), conhecida também como escola "possibilista", foi criada por Paul Vidal de la Blache e acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural.
Quando a Taesa paga dividendos?
Pode usar ácido hialurônico de dia?
Quais são os livros mais pedidos no vestibular?
Quanto custa passeio no deserto em Dubai?
Quando o juiz poderá deferir a gratuidade judiciária?
Qual o melhor suplemento para tireoide?
Quanto tempo demora uma luxação no tornozelo?
O que pode ser dor no nervo da nuca?
Qual a gramatura do linho puro?
O que é melhor Netflix ou Now?
O que é necessário para tirar certidão de ônus?
Como referenciar uma tabela adaptada ABNT?
Como abrir backup do Google Drive no celular?