A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.
A causa de maior parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopática, ou seja, sua origem é obscura, desconhecida. Nos casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida.
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber:
Podem ser recomendados analgésicos para alívio dos sintomas, sessões de fisioterapia, exercícios específicos para fazer em casa, uso de coletes ortopédicos, e nos casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia, principalmente quando há grandes desvios na coluna desde a infância.
Cifose: Desvio anormal da coluna vertebral, fazendo com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal. Lordose: Curvatura excessiva da coluna vertebral. Hérnia de disco: Situação em que parte do disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime a porção nervosa da coluna vertebral.
A sua curvatura é lordótica. Essa é a região da coluna que mais recebe carga entre as vértebras. Como consequência, é o segmento mais acometido de toda a coluna vertebral. Essa região realiza grandes movimentos de flexão anterior e posterior, um bom movimento de lateralidade e poucos graus de rotação.
As deformações que acometem a coluna vertebral acabam causando desvios na mesma, a estrutura fica deformada devido à existência de alterações funcionais ou defeitos na anatomia do indivíduo. Entenda melhor como funcionam estas deformidades e saiba quais cuidados devem ser implementados em seu cotidiano como forma de preveni-las.
Para este tipo de alteração na coluna, é indicada a realização de alongamentos e utilização da respiração como forma de tratamento. · Cifose: a cifose se consiste na coluna vertebral em formato convexo (a coluna se curva para fora da caixa torácica e as costas da pessoa ficam com uma aparência corcunda).
O que é proteína para crianças?
Como funciona a entrada parcelada?
Como saber se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno?
Como deixar uma forma transparente no Google apresentações?
O que a obra de Victor Meirelles Primeira Missa no Brasil retrata?
Qual a primeira linha de defesa do corpo humano?
O que são inibidores de uma reação?
Quanto cobrar por uma consultoria?
Como plantar buganvilias por estaca?
Quais os tipos de apoio entre as peças de concreto?