A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.
A causa de maior parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopática, ou seja, sua origem é obscura, desconhecida. Nos casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida.
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber:
Podem ser recomendados analgésicos para alívio dos sintomas, sessões de fisioterapia, exercícios específicos para fazer em casa, uso de coletes ortopédicos, e nos casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia, principalmente quando há grandes desvios na coluna desde a infância.
Cifose: Desvio anormal da coluna vertebral, fazendo com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal. Lordose: Curvatura excessiva da coluna vertebral. Hérnia de disco: Situação em que parte do disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime a porção nervosa da coluna vertebral.
A sua curvatura é lordótica. Essa é a região da coluna que mais recebe carga entre as vértebras. Como consequência, é o segmento mais acometido de toda a coluna vertebral. Essa região realiza grandes movimentos de flexão anterior e posterior, um bom movimento de lateralidade e poucos graus de rotação.
As deformações que acometem a coluna vertebral acabam causando desvios na mesma, a estrutura fica deformada devido à existência de alterações funcionais ou defeitos na anatomia do indivíduo. Entenda melhor como funcionam estas deformidades e saiba quais cuidados devem ser implementados em seu cotidiano como forma de preveni-las.
Para este tipo de alteração na coluna, é indicada a realização de alongamentos e utilização da respiração como forma de tratamento. · Cifose: a cifose se consiste na coluna vertebral em formato convexo (a coluna se curva para fora da caixa torácica e as costas da pessoa ficam com uma aparência corcunda).
Qual a lei do abandono afetivo?
Quais são os cinco princípios do Reiki?
Quanto tempo demora para emitir passaporte?
Qual é a melhor TV LED LCD ou plasma?
Quais são as faixas de trânsito?
Como excluir Drive compartilhado?
Como deve ser a estrutura de um artigo e o que ele deve destacar?
Como fazer um pedido para São Francisco?
Como fechar janelas abertas no Xiaomi?
Qual ação do medicamento dobutamina?
Quais os tipos de produção de just in time?
Quais são os ingredientes da salsicha sadia?
Como deverá ser o nome empresarial da sociedade em nome coletivo?
Qual exame detecta dermatite de contato?
Que tipo de areia usar para suculentas?
Qual a maior rede de ensino do Brasil?
Como fazer uma boa nutrição nos cabelos?
Porque que a espironolactona causa ginecomastia?
Como fica um joelho com ligamento rompido?
Quantas formas normais existem na normalização de um banco de dados?