Na Idade Média havia dois tipos principais de música: a religiosa e a profana. Pérotin, um dos principais compositores musicais da Idade Média. - Conductus: canções religiosas cantadas durante as procissões católicas. Geralmente eram cantadas pelas pessoas que estavam participando da procissão.
Enquanto nas Igrejas e Castelos ocorriam o Canto Gregoriano e as composições polifônicas, nas ruas e nos casebres de camponeses, o que se ouve são cantigas trazendo em suas melodias elementos culturais dos países pelos quais o trovador passou, sempre acompanhado de um instrumento como o alaúde ou a viela.
Durante esse período, a música esteve fortemente relacionada com o cristianismo e a Igreja Católica, sendo expressa com passagens bíblicas, rezas, orientações religiosas e descrições sobre as vidas dos santos.
O Canto gregoriano foi uma das principais formas de expressão musical na Idade Média, demonstrando a influência católica sobre a cultura medieval.
Música profana ou música secular é, em oposição à música cristã (ou ainda à música sacra), a música destituída da temática religiosa.
A história da música costuma apontar o século IV como o período em que surgiram os quatro primeiros modos: dórico, frígio, lídio e mixolídio. A mesma tradição deu ao século VI a criação de outros quatro. Derivados daqueles, são os chamados modos plagais.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. ... As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
função e os usos da música medieval religiosa? Como podemos perceber, o canto gregoriano era produzido pelos próprios religiosos católicos e, dessa forma, a música deveria servir como meio de se aproximar e exaltar a Deus. Ela não era feita para o divertimento, mas sim para trabalhar a fé do fiel.
Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão.
Introdução . Na Idade Média (século X ao XV), a música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. Os principais temas musicais desse período estiveram relacionados a passagens bíblicas, vida de santos, rezas e orientações religiosas.
Principais compositores da música medieval: - Pérotin (1160-1236): compositor francês da Escola de Notre-Dame. Foi, provavelmente, o criador do gênero Moteto. Uma de suas principais composições foi “Magnus Líber Organi”. - Léonin (1135–1201): compositor de organum francês do século XII.
Principais instrumentos musicais usados na Idade Média: - Rebeca : instrumento com 3 cordas, que é tocado com o uso de um arco. - Cítola : instrumento de 4 cordas, tocado com os dedos.
Principais gêneros musicais medievais: - Canções trovadorescas: geralmente eram poemas satíricos ou amorosos, que eram musicalizados. Foi muito comum em Portugal durante os séculos XII e XIII. - Moteto: surgiu no século XIII e se caracterizava, principalmente, por músicas formadas pela mistura de dois ou mais textos de temas diferentes.
Como escolher as músicas para festa de casamento?
Como selecionar uma parte de um texto em PDF?
Quanto custa abrir um Pague Fácil?
Quanto custa um PC Gamer que roda qualquer jogo?
Como saber se o funcionário está motivado?
Quanto se gasta para fazer um aquário?
O que é preciso para um apartamento novo?
Qual a diferença entre a vacina V10 nacional e a importada?
Como fazer Arsenal no LoL 2020?
Como montar aquário na parede?
Como saber se a água está sendo filtrada?
Como montar almoço vegetariano?
Quanto custa um PC que roda tudo?
Como saber quando a água está em 50 graus?