São exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos: C++, Java, C#, Object Pascal, entre outras. Este modelo foi criado com o intuito de aproximar o mundo real do mundo virtual.
Programação Orientada a Objetos (também conhecida pela sua sigla POO) é um modelo de análise, projeto e programação de software baseado na composição e interação entre diversas unidades chamadas de objetos . ... Javascript e Lua são exemplos de linguagens cuja POO é realizada por protótipos.
Programação orientada a objetos e programação estruturada
Como a maioria das atividades que fazemos no dia a dia, programar também possui modos diferentes de se fazer. Esses modos são chamados de paradigmas de programação e, entre eles, estão a programação orientada a objetos (POO) e a programação estruturada.
Usamos a orientação a objetos para nos basear na vida real e resolver problemas de software, ou pelo menos tentamos. Ela acaba sendo uma base inclusive para outros paradigmas.
Os 4 pilares da Programação Orientada a Objetos. ...
Abstração. ...
Encapsulamento. ...
Herança. ...
Polimorfismo. ...
Principais vantagens da POO. ...
Exemplos de Linguagens Orientadas a Objetos.
36 curiosidades que você vai gostar
Quais são os tipos de paradigmas?
Programação Procedural.
Programação Orientada ao Objeto.
Computação Paralela.
Paradigma de Lógica de Programação.
Programação Funcional.
Portanto, como vimos no decorrer do artigo, a programação orientada a objetos define uma programação voltada aos conceitos de classes e herança e, em contrapartida, a programação estruturada define uma programação voltada a procedimentos e funções definidas pelo usuário.
A Programação Orientada a Objetos (POO) surgiu com a finalidade de facilitar a vida daqueles que trabalham com desenvolvimento de software, pois na POO o difícil não é desenvolver bem um software, mas sim desenvolver um software que satisfaça o cliente, ou seja, garantir que o que será entregue será realmente o que foi ...
O encapsulamento é um dos pilares da orientação a objetos.
Por meio dele, é possível simplificar bastante a programação, bem como proteger informações sigilosas ou sensíveis. Dominar esse conceito é fundamental, uma vez que com ele é possível deixar o código mais legível, funcional e reutilizável.
Orientação a objeto é um conceito que esta relacionado com a ideia de classificar , organizar e abstrair coisas. Veja a definição formal: "O termo orientação a objetos significa organizar o mundo real como uma coleção de objetos que incorporam estrutura de dados e um conjunto de operações que manipulam estes dados.
Bem , java também não é uma linguagem orientada a objetos sob este aspecto. ... Podemos dizer que Java é um linguagem mais baseada em objetos que o Visual Basic , Lisp ou Perl. Podemos dizer que tanto Java como Visual Basic . NET ou Perl ou Lisp ou C++ suportam a programação orientada a objetos.
Para ser considerada procedural, uma linguagem de programação deve suportar o conceito de procedimentos, e possuir uma sintaxe para defini-los. ... Uma linguagem em que a única forma de procedimento é um método é geralmente considerada orientada a objetos ao invés de procedural, e não será incluída nesta lista.
A Análise Orientada a Objetos (OOA) é um processo de desenvolvimento de sistemas que utiliza o conceito de objetos que interagem entre si e, através dessa interação, realizam tarefas computacionais. O ponto de partida para a OOA é criar um modelo descritivo contendo informações do projeto.
Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades -- ou atributos -- o objeto terá. ... Um identificador para a classe, que permite referenciá-la posteriormente -- por exemplo, no momento da criação de um objeto.
Uma classe de objetos descreve um grupo de objetos com propriedades (atributos) similares, comportamento (operações) similares, relacionamentos comuns com outros objetos e uma semântica comum. ... Por exemplo, Pessoa e Companhia são classes de objetos.
O encapsulamento protege o acesso direto (referência) aos atributos de uma instância fora da classe onde estes foram declarados. Esta proteção consiste em se usar modificadores de acesso mais restritivos sobre os atributos definidos na classe.
Conceitua-se encapsulamento como sendo o processo utilizado para proteger os campos e operações de uma classe (atributos e métodos), permitindo que apenas os membros públicos - em Java métodos Get / Set - sejam acessados pelos usuários de determinada classe.
O princípio de esconder a estrutura de dados utilizada e somente prover uma interface bem definida é chamado de encapsulamento. ... O encapsulamento esconde detalhes de implementação do objeto (métodos) e o que sobra visível é a sua interface, isto é, o conjunto de todas as mensagens a que ele pode responder.
Características da programação orientada a objetos
Para uma linguagem ser considerada no paradigma do POO, existem quatro características principais que precisam fazer parte de sua aplicação: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.
Definimos Polimorfismo como um princípio a partir do qual as classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas.
As visibilidade disponíveis são privativo (private), públicos(public) e protegidos(protect), eles definem como o atributo ou método se comporta dentro do meu programa. Quando você define um método ou atributo como público, você está liberando o acesso a ele de qualquer lugar que contenha a classe.
A programação estruturada é um paradigma de programação que tem como objetivo melhorar a clareza, qualidade e diminuir o tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando para este fim de sub-rotinas e três estruturas básicas: sequência, seleção (if e switch) e iteração (laços for e while).
Classe tipifica o que será modelado por ela. Ela determina os estados possíveis e os comportamentos que os objetos podem ter. O objeto é a casa. É algo concreto, algo físico.
A Programação Não Estruturada é o paradigma em que o código é considerado um único bloco. Os programas baseados em programação estruturada são fáceis de ler. Programas não estruturados baseados em programação são difíceis de ler. A programação estruturada visa tornar o código mais eficiente e fácil de entender.
Basicamente, existem seis principais tipos de paradigmas. A depender da linguagem de programação utilizada, pode-se usar mais de um deles.
Qual produto é bom para limpar sofá de camurça?
Qual a altura das estátuas da Havan?
Quais são os movimentos axiais?
O que é um texto narrativo exemplo?
Qual é o principal objetivo dos jogos indígenas?
Como escolher caixa de gordura?
Qual a forma mais saudável de fritar um ovo?
Quais são as bactérias boas do intestino?
Quais são os sistemas de informação em saúde no Brasil?
O que não pode comer com gastrite crônica?
O que regulamenta a ISO 14001?
Quais são os elementos que a proposta de intervenção da redação do Enem deve apresentar?
Quando foi criado o tipografia?