As Guerras Púnicas foram conflitos entre Cartago e Roma, que disputavam os domínios dobre o Mar Mediterrâneo, ou seja, disputavam a hegemonia sobre a economia e a política. Os conflitos duraram de 264 a.C. a 146 a.C., quando Cartago foi destruída pelos romanos.
As Guerras Púnicas tiveram como causa a rivalidade entre Roma e Cartago, pela hegemonia econômica, política e militar na Sicília e depois em todo o Mediterrâneo ocidental, importante meio de transporte de mercadorias naquela época.
As consequências da guerra Com o final da guerra, Roma passou a exercer o seu domínio sobre o Mar Mediterrâneo, se referindo à área como “nosso mar”, Mare nostrum, em latim. Houve, também, a escravização dos prisioneiros e sobreviventes de Cartago, que modificou a estrutura social romana.
- Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo. - Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região. - Impulso para novas conquistas territoriais romanas e formação do que seria o Império Romano.
Fundada pelos fenícios, Cartago, no norte da África, era, na época, uma poderosa cidade marítima e mantinha o domínio comercial no Mediterrâneo. ... As Guerras Púnicas têm este nome porque os romanos chamavam os cartagineses de punicus, que quer dizer fenícios.
As Guerras Púnicas foram travadas entre Cartago e Roma, durante os anos de 2 a.C.. Eles lutaram pela supremacia econômica e política sobre o Mar Mediterrâneo. ... Por outro lado, Roma queria expandir sua influência na região, o que os levou a travarem três guerras bem equilibradas militarmente.
As guerras macedônicas foram os conflitos entre Roma e Macedônia nos séculos III e II a.C., pela disputa política e territorial. Na primeira das guerras macedônicas (2 a.C.), Filipe V enfrentou a oposição de uma aliança entre Roma, Etólia e Pérgamo.
Foi o general mais ativo da Segunda Guerra Púnica, em que executou um dos mais audazes feitos militares da Antiguidade: Aníbal e seu exército, no qual se incluíam trinta e oito elefantes de guerra, partiram da Hispânia e atravessaram os Pirenéus e os Alpes com o objetivo de conquistar o norte da Itália.
As Guerras Púnicas foram conflitos envolvendo Roma e Cartago pelo domínio do Mar Mediterrâneo. O nome da guerra tem origem na denominação “puni” que os romanos deram aos fenícios. Cartago, localizada no Norte da África, era uma antiga colônia fenícia.
Conheça mais sobre as Guerras Púnicas, a luta entre Cartago e Roma. Durante o processo de expansão territorial de seu poder pela região do Mar Mediterrâneo, Roma teve que enfrentar em três guerras a cidade de Cartago, localizada no golfo da Tunísia, norte da África.
Tais conflitos, divididos em três períodos, ficaram conhecidos como Guerras Púnicas, pois os romanos chamavam os cartagineses de Poeni, quer dizer, "fenícios". Os motivos de tais conflitos foram diferentes para as duas civilizações.
Entre os séculos 3 e 2 a.C., Roma e Cartago, grandes potências da época, se enfrentaram na região do mar Mediterrâneo. Tais conflitos, divididos em três períodos, ficaram conhecidos como Guerras Púnicas, pois os romanos chamavam os cartagineses de Poeni, quer dizer, "fenícios".
O estado de guerra passou a ser constante para Roma e seus aliados. O exército romano, considerado o mais bem preparado de sua época, era formado por cidadãos que iam à guerra por honra política e social, e tinha uma característica muito peculiar: sua ferocidade.
Como funciona a serigrafia ou silk screen?
Como descobrir a lei de formação de uma matriz?
É possível jogar fortnite no notebook?
Como elaborar um roteiro de pesquisa qualitativa?
O que define se a lava será uma rainha operária e zangão?
Como se formam acordes menores?
Como ocorre a formação do Rift Valley?
Como surgiu os indivíduos considerados caboclos?
Como surgiram os movimentos operários?
Como se descarta produtos químicos?
Quem são e como surgiram os primeiros organismos fotossintetizantes?
Quem inventou o garfo e colher?
Quando surgiram os primeiros prédios?
Em que ano foi criada a primeira estrada de rodagem brasileira e quem criou?
Quando surgiu os princípios gerais do Direito?
Qual é a relação da argila com a formação das rochas sedimentares?