Porque tem que molhar o concreto?

Pergunta de Melissa Núria Ferreira de Borges em 30-05-2022
(37 votos)

É necessário molhar a laje! Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.

Porque jogar água no concreto?

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.


Quanto tempo tem que molhar o concreto?

A cura é a forma de garantir que o concreto fique úmido pelo tempo certo, isto é, sete dias. É durante esse período que podem haver alguns problemas de clima que atrapalham a cura como ventanias, muito calor e baixa umidade do ar.

Tem que molhar o concreto?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Porque o concreto não seca?

“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.

NUNCA FOI TÃO FACIL INICIAR O PISO DEPOIS Q ASSISTI ESSE VIDEO - ESSE PEDREIRO TEM MEU RESPEITO


25 curiosidades que você vai gostar

Porque o concreto usinado demora para secar?

Isso porque, além de baixas temperaturas, na estação, há condições de ventos fortes e baixa umidade do ar. Processo de molhagem em uma laje visa à boa cura do concreto.

Como acelerar a secagem do concreto?

Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.

Quanto tempo tem que molhar a laje?

É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.

Precisa molhar o contrapiso?

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.



Outras questões

Tem como tirar o entregue do WhatsApp?

Quando ocorre o fato gerador do ITCMD?

Como tirar manchas amarelas de toalhas de banho branca?

Como se dá a transmissão da amebíase?

Quem deve ser notificado na assunção de dívida?

Como tirar o delay da Stream na Twitch?

Como tirar o espaço do cabeçalho do Word?

Como ocorre o processo de empacotamento do DNA?

Para que serve a identificação profissional?

O que fazer quando o disjuntor queima?

Qual a relação entre o direito interno e o Direito Internacional?

Pode usar esmalte normal na unha de gel?

Como instalar o Gacha Life no PC?

O que é transmissão neuromuscular?

Como tirar cálculo dental?

Como tirar dorso do frango?

Como retirar o espalhador do chuveiro?

Qual o melhor dia para tirar dinheiro da poupança?

O que é investimento com baixa automática Bradesco?

Como tirar o símbolo de administrador de um programa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com