Você tem acento circunflexo na última sílaba, por isso, é uma palavra oxítona (aquela que tem a última sílaba tônica). Todas as oxítonas terminadas em a, e ou o, seguidas ou não de s, recebem o acento ortográfico: Canadá, guaraná, atrás, bambolê, através, robô e cipó.
A forma correta de escrita da palavra é você. A palavra voçê está errada. Segundo as regras ortográficas do português, não se usa ç antes da vogal i e da vogal e para se obter o som s.
Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.
São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.
Já o acento gráfico se caracteriza por marcar a sílaba tônica de algumas palavras. É o acento da escrita. Na língua portuguesa, os acentos gráficos empregados são: Acento Agudo (´ ): utiliza-se sobre as letras a, i, u e sobre o e da sequência -em, indicando que essas letras representam as vogais das sílabas tônicas.
43 curiosidades que você vai gostar
Regras de acentuação gráficaSílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ... Ditongo nasal -em ou -ens. ... Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.
O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
Guerra das palavras: 7 dicas para acertar sempre a acentuação...Artigo 1° – As terminadas em a, e e o, seguidas ou não de s, são paroxítonas: casa, casas, bate, bates, livro, livros.Artigo 2° – As terminadas em i e u, seguidas ou não de qualquer consoante, são oxítonas: tupi, tupis, partir, cajus, urubu, bumbum.
Acento com c significa o sinal gráfico que aparece na sílaba tônica, a mais forte, de uma palavra. Já assento com ss é o móvel ou local que serve para sentar.
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...
Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em -u são naturalmente oxítonas, não sendo acentuadas graficamente. Esta regra também se aplica às palavras: urubu, angu, peru,...
Pronome de tratamento: 1 vassuncê, vosmecê, vossa mercê, vossemecê. Tratamento formal: 2 a senhora, o senhor.
Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês. Plural: vocês. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Qual a palavra com mais assentos? Autocarro!
O acento tônico refere-se à intensidade dos fonemas na fala, e os acentos gráficos, como o agudo e o circunflexo, marcam a sílaba tônica na escrita.
Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em:– i, – is: júri, cáqui.– us: vírus, bônus.– r: éter, caráter.– l: nível, amável.– x: ônix, tórax.– n: hífen, éden.– um, – uns: médium, álbuns.– ão, – ãos: órfão, órgãos.
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos éi, ói, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.
Então, pratique a escrita e alguns conselhos:Conheça bem as palavras que for usar. ... Utilize o máximo do rascunho para deixar sua folha oficial limpa.Evite as repetições e encontre sinônimos.Não escreva com várias cores, não sublinhe muito o texto. ... Usar um tom simples mas eficaz para evitar de ser piegas.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”. Geralmente significa “algo”, “alguma coisa”. Veja os exemplos abaixo: Aquele garoto tem um quê de mistério.
Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Um exemplo clássico para definir a diferença de pronúncia são as palavras: vovô e vovó. Quando o circunflexo é usado, ele faz com que o som da vogal seja emitido de forma fechada.
As proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
Quanto custa um hidrômetro da CEDAE?
Como ter uma aranha de estimação no Minecraft?
Qual o melhor investimento do Banco do Brasil?
Como promover a transferência de conhecimento nas organizações?
Quem tem Amazon Prime tem frete grátis?
Como é feita a distribuição de competência?
O que é atividade da lei processual penal?
Qual é a regra do jogo de bolinho?
Como se chama técnico de informática em inglês?
Qual a origem do Direito do Trabalho?
Como fica o décimo terceiro com a redução de contrato?
Como alterar o endereço do site no Wix?
Como fica o relacionamento na gravidez?
Como ficou a suspensão dos empréstimos consignados?
O que fazer quando um jogo no PC não dá para fechar?
Como funciona a redução de horas trabalhadas?
Como reduzir o tamanho dos ícones da área de trabalho do Windows 10?
O que diz a BNCC sobre o ensino religioso?
Como funciona o banco de horas depois da reforma trabalhista?