Ouça em voz altaPausar2. Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Exemplos: blá-blá-blá, cri-cri, corre-corre, esconde-esconde, pega-pega, pingue-pongue, tique-taque, zigue-zague. ... Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação.
Ouça em voz altaPausar1. Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro. 2.
O Acordo Ortográfico. Porto, Porto Editora, 2008. Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Bechara, Houaiss e Gomes). Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Esta aplicação inclui uma ferramenta de correção ortográfica. Na presença de uma gralha ou de uma forma não reconhecida, essa palavra será sublinhada a vermelho: ao passar o cursor sobre ela, verá sugestões de outras palavras corretamente escritas.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste.
Como organizar os aplicativos do celular Samsung?
O que é necessário para montar um consultório médico?
Pode fazer casamento surpresa?
Como organizar arquivos físicos?
Como organizar livros em um espaço pequeno?
Como organizar as tarefas no Trello?
Como organizar a semana e ser mais produtivo?
O que é almoxarifado de manutenção?
Quando surgiu o conceito de função?
Onde surgiu o termo público e privado?
O que é uma expressão idiomática?
Como surgiu a figura do coronel?
Como se chama a sobra das feiras livres?