Diversos motivos podem levar à abertura dos pontos, mas a principal causa é o aumento da pressão sobre o local da cirurgia. Esforço físico em excesso ou até mesmo quadros de tosse ou espirros frequentes podem levar à essa situação.
Você deve retornar ao seu cirurgião e conversar com ele. As condutas nos casos de deiscência de suturas (pontos que abrem) podem ser variáveis inclusive em alguns casos optando-se por deixar cicatrizar sem dar novos pontos e posteriormente realizando uma revisão da cicatriz com correção da mesma.
Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
A deiscência geralmente ocorre nos primeiros dias de pós-operatório. Na maior parte das vezes a complicação só se torna clinicamente óbvia entre o 5º. e o 10º dia, quando, após a retirada dos pontos, a pele se abre espontaneamente como um “zíper”.
25 curiosidades que você vai gostar
De maneira geral, é indicado repouso de 15 dias. Após esse período, a paciente pode retornar ao trabalho. Porém, para dirigir é necessário esperar 21 dias.
A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).
Em geral, a cicatriz pode abrir por dois motivos, o primeiro é por força de tensão, ou seja, a cicatriz que ainda não tem resistência (não está madura) passa a ser submetida a movimentos excessivos e consequente por não estar 100% cicatrizada ela abre.
Quando a episiotomia abre, os cuidados locais podem ser tomados para que a "ferida" feche novamente. Para isso, curativos terão que ser feitos e infecção deverá ser tratada se presente. Uma outra possibilidade é o desbridamento da ferida e sutura. Este procedimento somente poderá ser realizado na ausência de infecção.
Como conseguir licença para trabalhar com Food Truck?
O que é etnografia como método?
Como conseguir autorização para construir?
Quem é o pai da geografia e qual sua origem?
Como saber o saldo do cartão Méliuz?
Como ver se a taxa de isenção do Enem foi aprovada?
É permitido apenas 1 IP por leilão?
Como fazer uma carta de pedido formal?
Quando surgiu a indústria brasileira?
O que é tensão superficial artigo?
Quando surgiu a economia criativa no Brasil?
Como se originou a figura do rei?
Quando ocorre a Vulvovaginite?
Como surgiu as animações no cinema?
Como as pessoas ouviam música nos anos 80?
Como surgiu a ideia de construir Brasília?