Química. Quando o grupo aldeído das aldoses, ou cetona das cetoses, reage com a hidroxila da própria molécula, temos o fenômeno da ciclização das oses. A ciclização da glicose forma estruturas como as mostradas acima, que são a glicopiranose e a glicofuranose, respectivamente.
Nós consumimos açúcar de diversas maneiras diferentes, mas no final, o nosso corpo transforma quase todo o açúcar que ingerimos em glicose - também conhecida como "glicemia". A glicose é o açúcar primário que o nosso corpo utiliza para gerar energia6.
Ciclização da glicose, com formação da glicopiranose. Essa forma cíclica da glicose é chamada de ose piranósica, piranoica ou piranose ; pois se parece muito com o pirano: Estrutura do pirano.
Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C 3 H 4 O 3) e de moléculas de ATP. A glicose é uma molécula obtida através da alimentação ou então da degradação do glicogênio armazenado em nosso corpo.
Essa redução dos níveis é conseguida, graças, principalmente, à ação da insulina, um hormônio que atua garantindo a captação da glicose pelas células e seu armazenamento na forma de glicogênio (reserva de energia). Em algumas pessoas, no entanto, não ocorre a queda dos níveis de glicose, que tendem a permanecer altos.
Glicólise Via de degradação de 1 molécula de Glicose em 2 de Piruvato Piruvato pode seguir 3 caminhos : 1 1) Ser reduzido a Etanol Fermentação alcoólica 2 2) Ser reduzido a Lactato Fermentação Lática 3 3) Ser completamente oxidado a CO2e H2O Ciclo do ácido Cítrico Glicólise: Fase 1
Qual a diferença da insulina lispro e aspart?
O que fazer para não deixar o casamento esfriar?
Como usar insulina regular e NPH?
O que fazer quando as pontas do cabelo estão espigadas?
Como parar de acordar de mau humor?
O que fazer para não repetir os mesmos erros?
Para que usar faixa após silicone?
Como organizar arquivos de projetos?
Qual a cor da contagem do Excel?