O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.
O Sol como o vemos por fotos e representações (acima, por exemplo) se parece com algo pegando fogo, mas não é. Na verdade, é tudo gás aquecido em temperaturas tão extremas que adquirem a forma de uma espécie de plasma: o mesmo estado em que está o material dentro das lâmpadas fluorescentes, por exemplo.
"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. "Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio.
No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.
Tanto o Sol quando o fogo são fontes de calor, além de serem fontes de luz primária. Já o Sol, o Fogo e uma pessoa tem em comum que todos eles dissipam energia térmica em forma de calor para o ambiente. As estrelas e o fogo são considerados fontes de luz primária.
Bem, o fato é que o Sol não é uma bola de fogo. ... No caso do Sol, a energia surge de fusões nucleares. A violenta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se juntem para formar átomos de hélio. Essa união também libera luz e calor, mas numa escala incomparavelmente maior.
O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. ... Quando não restar nada, daqui a 5 bilhões de anos, ele vai queimar o hélio que gerou.
Quatro núcleos de hidrogênio se chocam para formar um núcleo de hélio. ... Cerca de 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidas em hélio e liberam cerca de 5 milhões de toneladas de energia pura. Essa constante liberação de energia implica em uma diminuição da massa da estrela.
Bem, o fato é que o Sol não é uma bola de fogo. ... No caso do Sol, a energia surge de fusões nucleares. A violenta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se juntem para formar átomos de hélio. Essa união também libera luz e calor, mas numa escala incomparavelmente maior.
O Sol brilha porque é uma bola de gás muito grande, e um processo chamado fusão nuclear está ocorrendo no seu núcleo. A temperatura do Sol nesta camada é de cerca de 15 milhões graus Celsius. Os átomos de hidrogênio são comprimidos e fundidos, criando hélio. A fusão nuclear ocorre quando há a junção de elementos químicos.
Se não existe oxigênio no espaço, como o Sol queima? O Sol não necessariamente “queima”, como pensamos que acontece quando colocamos fogo em um papel. O Sol brilha porque é uma bola de gás muito grande, e um processo chamado fusão nuclear está ocorrendo no seu núcleo. A temperatura do Sol nesta camada é de cerca de 15 milhões graus Celsius.
Por isso, temos a impressão de que o astro é feito de fogo. A diferença é que a chama que sai das fogueiras é um dos produtos da combinação de certos compostos, como madeira, álcool ou gasolina, com o oxigênio da atmosfera. No caso do Sol, a energia surge de fusões nucleares.
Quais as doenças que têm os mesmos sintomas de gravidez?
Como foi criada a Companhia de Jesus?
Quais são as principais regras de acentuação gráfica?
Como conviver com uma pessoa tóxica?
Qual reunião define o começo de uma Sprint?
Por que a vontade geral é inalienável?
Para que serve o ácido fosfórico 37?
Qual o melhor horário para tomar vitamina C efervescente?
O que o investidor moderado faz?
Quais as vantagens de ser um membro da CIPA?
Como é calculado o valor da fiança?
Quais são os tipos de humanismo?
Quais os 4 fatores propulsores do desenvolvimento humano segundo Piaget?