Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra que tem dois sentidos diferentes, geralmente são engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que olhando-se por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Tipos de ambiguidade
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Geralmente o duplo sentido faz uso de palavras que podem ter sentidos diferentes dependendo do contexto. Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
→ Duplo sentido É um recurso no qual são utilizadas palavras ou expressões que possuem diferentes interpretações.
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia. Em geral, o primeiro sentido é literal e ingênuo, ...
A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor. Aparece muitas vezes na publicidade. Além disso, piadas, anedotas e outros textos humorísticos também trabalham com o duplo sentido.
Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação: a) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.
Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está por exemplo: 1 Adoro suco de manga (se referindo à fruta) 2 Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) 3 Ele manga de todo mundo: (se referindo a caçoar). More ...
Como lavar almofadas sem máquina de lavar?
Como chamava óculos antigamente?
O que é o distúrbio de ácido-básico?
Qual o caminho mais perto para ir para Foz do Iguaçu?
Como é caracterizada uma megacidade?
Quanto tempo demora para chocar um ovo de ganso?
Como classifica essas palavras?
Como lavar a parte interna do capacete?
Como usar o Plex Media Server?
Qual o Sistema Toyota de Produção?
O que é adiantamento de clientes na contabilidade?
Como funciona o sistema de informação gerencial?