O tecido ósseo é formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Os osteoblastos localizam-se periferia do osso e possuem longos prolongamentos citoplasmáticos que tocam os osteoblastos vizinhos.
São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). ... Os osteoblastos existem também no endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso. ... Em suas extremidades, o osso tem um tecido elástico e flexível, denominado cartilagem.
O tecido ósseo é o principal constituinte do esqueleto. É um tipo especializado de tecido conjuntivo, formado por células e material extracelular calcificado - a matriz óssea. ... A parte inorgânica representa cerca de 50% do peso da matriz óssea. Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio.
Os ossos são revestidos por endósteo, o qual é constituído normalmente por uma camada de células osteogênicas (capazes de se diferenciar em osteoblastos), e pelo periósteo, tecido conjuntivo constituído por fibras colágenas e fibroblastos.
29 curiosidades que você vai gostar
CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO
O tecido ósseo é composto por três tipos celulares básicos: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Osteócitos são responsáveis por compor o interior da matriz óssea, preenchendo assim as lacunas das quais partem os canalículos. Cada uma dessas lacunas pode abrigar apenas um osteócito.
Função: sintetiza a parte orgânica da matriz extracelular (como as glicoproteínas, proteoglicanos e colágeno I) e concentra o fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz óssea. Uma vez aprisionados na matriz recém-formada, passam a ser denominados osteócitos.
É constituída de fibrilas de colágeno tipo II, de fibras elásticas e de substância fundamental (proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas de adesão- condronectina). As principais funções são: sustentação e flexibilidade. A cartilagem elástica apresenta pericôndrio e cresce principalmente por aposição.
O tecido conjuntivo é constituído por células de diferentes origens e funções, além de uma matriz extracelular abundante. O tecido conjuntivo apresenta células diversificadas. As células do tecido cartilaginoso, por exemplo, são os condrócitos e condroblastos.
Como separar a sílaba da palavra seu?
Qual a velocidade dos pássaros?
Quais as principais etapas do processo de admissão?
Quantas calorias gastar para perder 1 kg?
Quais são as gírias usadas na Bahia?
Qual é a sua camada de valência?
Quanto tempo leva para fechar o furo do piercing no nariz?
Qual a definição de metaplasia?
Quais frutas posso comer à noite?
Qual é a cidade mais pobre do Paraná?
O que você espera da empresa que vai trabalhar?
Qual valor normal de leucócitos na urina?
Qual é a distância em metros da marca do meio do campo até a marca do pênalti *?