A origem pode ser um trauma ou algum motivo desconhecido. A psicóloga explica que o corpo pede um sono tranquilo no escuro, mas para muitos o escuro é também o "desconhecido". O medo é uma defesa do desconhecido, as luzes podem ser um porto seguro.
O medo do escuro pode afetar tanto crianças quanto adultos e, geralmente, está associado a acontecimentos da infância. Algo que pode ajudar a superar isto é reduzir a luminosidade de forma gradual, à noite. Se você costuma dormir com as luzes ligadas, desligue uma das luzes na primeira noite.
- Se ela já dorme no quarto, mas com a luz acesa, substituir a iluminação por um abajur ou luz indireta. - Se o medo é de um monstro no armário, por exemplo, pode-se optar por oferecer um objeto que a criança goste, como um bichinho de pelúcia, para fazer companhia e ser um “ajudante”, cuidando dela enquanto dorme.
O medo do escuro é comum na infância e começa a aparecer por volta dos 3 anos e desaparece, em geral, aos 7. O temor ocorre porque nessa idade as crianças têm a imaginação bastante aflorada e não conseguem distinguir a realidade da fantasia.
Sintomas da nictofobia
Lista de Fobias
Ablutofobia | Medo de tomar banho |
---|---|
Acerofobia | Medo de coisas ácidas |
Acluofobia | Medo do escuro ou da escuridão |
Acrofobia | Medo das alturas |
Acusticofobia | Medo do barulho |
Sempre olhar debaixo da cama ou em guarda-roupas antes de dormir, observando se há algum “bicho-papão”; Dificuldades para dormir sozinho ou recusar-se a sair de casa depois do anoitecer. Acordar várias vezes durante a noite; Tentar escapar de lugares ou ambientes escuros.
Confira agora, 6 atitudes que você deve ter para amenizar a situação!
O medo do escuro é denominado como nictofobia, do grego nyctus (noite ou escuridão) e phobos (medo profundo). Portanto, a nictofobia é medo exacerbado do escuro ou da noite. A fobia pode gerar o desenvolvimento de um quadro de depressão, de ansiedade ou de pânico.
Entre na história, use a sua imaginação e crie técnicas adequadas à idade do seu filho para que ele se sinta mais seguro. Vale usar um pulverizador anti-monstro no quarto da criança, por exemplo, antes do horário de dormir, para ajudá-la a ficar mais tranquila.
Não é difícil se livrar desse medo, porém será necessário mudar um pouco a sua perspectiva sobre o escuro. Uma das razões pela qual você se apavora no escuro, é por assimilar a escuridão com o malvado, o obscuro, e outras características ruins. Veja algumas dicas de como se livrar do medo do escuro:
Esta situação é comum quando os pequenos começam a sentir medo do escuro, passando a fantasiar sobre ele. O medo do escuro tem a ver com o medo do desconhecido, do que não se vê, do que aparenta ameaça.
Existe algo no escuro que talvez ela não esteja preparada para lidar. É claro que esse medo do bicho papão, ou do monstro do armário, irá assombrar uma criança, pois é algo incompreensível. Mas e depois de grande? Por que adultos têm medo do escuro?
Como não ter esse medo? Não é difícil se livrar desse medo, porém será necessário mudar um pouco a sua perspectiva sobre o escuro. Uma das razões pela qual você se apavora no escuro, é por assimilar a escuridão com o malvado, o obscuro, e outras características ruins.
Para que serve doxiciclina serve para acne?
Como montar dois guardanapos juntos?
Como fazer dual app no Xiaomi?
Como mexer em dois aplicativos ao mesmo tempo?
O que são os elementos Parent e os elementos Child em uma árvore DOM?
Como usar dois monitores no AnyDesk?
Quais são os sinais e sintomas característicos de uma ferida colonizada e uma ferida infectada?
Para que serve boia automática?
Como funciona uma concessionária de automóveis?
Como funciona o ninho redutor?
Como funciona a consulta por telemedicina?
Como funciona uma consultoria Agronomica?
Qual é o lucro de uma barbearia?
Como comprar e vender no MetaTrader 5 no celular?