O solo Massapê é um solo de formação a partir da decomposição de gnaisses de tonalidade escura como o calcário e filito. É um solo extremamente fértil, encontrado na Zona da Mata, próximo ao litoral nordestino, e largamente utilizado para o cultivo da cana-de-açúcar.
Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros.
Esse solo resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes, como o ferro, responsável pela coloração avermelhada. O nome terra roxa surgiu por causa de imigrantes provenientes da Itália, que vieram ao Brasil para trabalhar em lavouras de café.
- Massapê - é um solo escuro, argiloso e orgânico, originado da desagregação e decomposição da rocha gnaisse. Aparece em grande trecho do Nordeste Brasileiro, na região chamada de Zona da Mata, onde desde o século XVI se cultiva a cana-de-açúcar, que se adapta muito bem a esse tipo de solo.
Massapé é um tipo de solo de cor bem escura, quase preta, encontrado na região litorânea do nordeste brasileiro. O massapé é um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura. ... Ele se forma através da decomposição do granito, em regiões tropicais que possuem estações seca e úmida bem definidas.
Aluviais. São solos formados por fragmentos de rocha provenientes de outros lugares e que são trazidos pela ação dos ventos e das águas. ... Os solos aluviais, apesar de não serem considerados muito férteis, possuem um alto potencial agrícola.
Do ponto de vista pedológico, os solos de várzeas apresentam pouco ou nenhum desenvolvimento do perfil e estão representados pelas ordens dos Neossolos Flúvicos, Gleissolos, Organossolos e Vertissolos, podendo ser eutróficos ou distróficos dependendo de sua localização topográfica, e da qualidade das águas e dos ...
Conheça suas principais características no artigo a seguir. Massapé é um tipo de solo de cor bem escura, quase preta, encontrado na região litorânea do nordeste brasileiro. O massapé é um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura. O massapé tem em sua composição uma elevada presença de argila.
Nesse sentido, a formação dos solos na natureza levou milhões de anos, apresentando, quase sempre, aspectos relacionados com o seu material de origem e as interferências naturais e antrópicas proporcionadas sobre eles. Vale lembrar que esse processo de formação dos solos é ininterrupto e ainda ocorre atualmente.
Os solos configuram-se como um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas para fins econômicos, tendo uma notável importância nas práticas agropecuárias e na geração de alimentos para a sociedade. Sendo assim, uma curiosidade que permanece é: como se formam os solos?
Decomposição de matéria orgânica e animal também fazem parte da composição dos diferentes tipos de solo. Devido a esse fato, existem muitos tipos de solos aqui neste imenso país que é o Brasil. Acredite, segundo a SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) estão presentes 13 ordens de solos diferentes no Brasil.
Como recuperar fotos excluídas permanentes do Google Fotos?
Qual o teor de álcool do energético?
Qual a cidade mais visitada da Argentina?
Qual o recuo lateral mínimo para construção?
Quanto é o salário de uma enfermeira do exército?
Pode colocar álcool 70 na moto?
O que está em alta na tecnologia?
Onde surgiram os primeiros números?
O que acontece se você comer banana todos os dias?
Onde posso vender dinheiro boliviano?
O que quer dizer curativos de grau 1 2 3 4?
Quais heróis existem na vida real?
O que acontece se eu tomar 2 zolpidem?
O que a pessoa sente quando está com depressão?
Quando um gerador está em curto-circuito?