Em solo úmido, a maior parte da água é retida nos poros maiores ou como filmes espessos de água envolvendo as partÃculas. Assim, a maioria das moléculas de água em um solo úmido não estão muito próximas da superfÃcie das partÃculas e, desse modo, não são fortemente retidas pelos sólidos do solo (matriz).
Outro fenômeno também colabora para a retenção da água no solo: a capilaridade. Isso ocorre devido ao solo apresentar porosidade em sua estrutura. A capilaridade retêm a água na faixa úmida do solo, em seus poros. Quando o solo seca, os poros esvaziam e camadas finas de água recobrem as partÃculas sólidas.
A textura de um solo determina a capacidade de retenção de água. Um solo com textura arenosa apresenta menor superfÃcie especÃfica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfÃcie especÃfica e maior retenção de água.
argiloso
O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso.
Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polÃmeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.
O método geofÃsico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofÃsica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
Em areia ou em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomÃnio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Esses solos são, por natureza, mais secos porque retém pouca água.
2.1 - CONCEITO DE SOLO O solo fornece à s raÃzes fatores de crescimento como suporte, água, oxigênio e nutrientes (LIMA et.al.,2004). Resumindo: o solo é o meio natural onde as plantas encontram condições necessárias para crescer e desenvolver.
Além do manejo, a granulometria e constituição do solo influenciam a retenção de água, pois as forças de adsorção dependem, basicamente, da espessura do filme de água que recobre as partÃculas, a qual varia de acordo com sua superfÃcie especÃfica.
Com o objetivo de reduzir as perdas da água do solo para a atmosfera, têm sido realizados inúmeros trabalhos de pesquisa, em paÃses com regiões de clima árido e semi-árido (3).
A água é uma substância intimamente relacionada aos fenômenos que ocorrem no solo, sendo uma dos principais agentes da gênese do solo. A distribuição da água sobre o solo é fundamental para vegetação.
Pela adesão (também chamada adsorção), algumas moléculas de água são firmemente retidas nas superfÃcies das partÃculas sólidas do solo. Por sua vez, estas moléculas de água retidas por adesão retém por coesão outras moléculas de água mais distantes das superfÃcies sólidas (Figura 2.2).
Os solos funcionais desempenham um papel importante no abastecimento de água potável e na resiliência às inundações e às secas.
Como ver certificado do Ensino Médio?
Onde na BÃblia fala de aliança?
Como pegar um bebê de 2 meses?
Como solicitar retificação SPED Fiscal MG?
Qual a maneira correta de pedir ao universo?
Qual o tempo de cura do salame?
Porque o dente fica mole na fase adulta?
Quanto tempo as perguntas ficam no Instagram?
Como comprar celulares para revenda?
Como ativar a comunidade do YouTube pelo celular?
Como usar a palavra sororidade?
Quanto cobrar por aluguel de ferramentas?
Como deve ser feita a estrutura de uma população?
Como calcular preço de venda de produtos para revenda?
Como postar uma novidade no Instagram?
Como praticar a psicologia positiva?
Como precificar seu produto completo?