Refeições podem estar por trás do desenvolvimento da linguagem. Os primeiros seres humanos "podem ter começado a cooperar - e a falar mais - para explorar o ambiente e comer diferentes alimentos", segundo Tallerman. Nossos ancestrais começaram a vasculhar e a guardar carcaças de animais deixados por grandes predadores.
Embora a capacidade de falar e entender linguagem seja um ponto chave na evolução humana, as estimativas sobre quando ela teria surgido variam muito. Alguns cientistas sugerem que a linguagem, no sentido próprio da palavra, só decolou quando os humanos anatomicamente modernos surgiram, há cerca de 160 mil anos.
Desde infância, somos capazes de nos comunicar por meio de choro, de olhares, de gestos e também por meios balbucios que são compreendidos pela pessoa receptora. Desta forma se o signo se encontra na substituição do objeto, se torna uma representação do objeto.
A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.
Pois bem, antes de afirmarmos que os animais não falam, precisamos analisar primeiramente por que eles não podem realizar ações abrangentes simultaneamente. ... Essa parte do cérebro é menos desenvolvida, ou ausente, em outros animais, então, pode ser que isso esteja diretamente relacionado à nossa capacidade de falar.
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.
Sem esses dois processos, o ser humano – descendente daquele insetívoro parecido com o musaranho – não poderia ter desenvolvido, dezenas de milhões de anos depois, a capacidade de falar e entender o que os outros falam.
Se você olhar para os neandertais, cerca de 600 mil anos atrás, eles têm essa expansão na coluna vertebral. Mas se você voltar um milhão de anos, para o Homo erectus, uma espécie anterior de humanos arcaicos, essa expansão na coluna vertebral não existe. Isso nos dá uma ideia de quando os humanos começaram a usar a fala.
Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a ter problemas para falar sobre seus sentimentos, como: timidez, insegurança, medo de ser julgado, experiências dolorosas do passado, não querer demonstrar suas fragilidades, entre outros.
"Só os seres humanos usam a linguagem verbal, algo que nos torna únicos entre todos os animais", diz Maggie Tallerman, professora de linguística da Universidade Newcastle, na Inglaterra. Essa capacidade de conversar é vista como uma das principais transições no processo de evolução.
É possível licenciar o veículo com multa?
Quando não é casado no papel como se chama?
Como funciona o vestibular da UNEB?
Qual é a base de sustentação de toda e qualquer pesquisa científica?
Quantos números tem que acertar para ganhar na loteria federal?
Qual o nome que se dá à casa de gelo?
Como funciona o Pré-pago da Oi TV?
Como chama aquela barba que fica no queixo?
Como se chama a Holanda atualmente?
Qual a maior representação da arquitetura grega?
Como funciona o cartão Infinite?