Quanto mais o açúcar queima, mais amarga fica a preparação. Ter um bowl de água fria ao lado do fogão e mergulhar a panela para “travar” na cor que se quer é uma dica dada por ele.
Mistura água e açúcar. Aqui, um dos truques é não sujar as bordas da forma (caso você esteja fazendo calda de pudim) ou da panela. Isso evita que o açúcar que fica grudado nessas laterais queime e deixe o preparo amargo.
Quando você fizer qualquer creme doce, coloque uma pitada de sal. O gosto fica mais apurado. Quando você fizer calda de açúcar, pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga.
A principal vantagem do método seco é evitar a cristalização e a principal desvantagem é que o processo de caramelização acontece muito rapidamente, ou seja, o açúcar queima rapidamente. Retire do fogo antes que o caramelo atinja a coloração desejada, pois o calor da panela continua o processo de caramelização.
Coloque água quente na sua panela queimada, acrescente um fio de detergente e uma colher (sopa) bem cheia de bicarbonato. Deixe de molho até a água amornar e esfregue com a parte menos áspera da esponja até que o açúcar desgrude da panela. Para terminar, enxague como de costume.
Para fazer caramelo a partir da calda de açúcar, o cozinheiro precisa seguir à risca a ordem de não mexer na panela. Isso porque o movimento pode açucarar a calda, que é quando o açúcar fica esfarelado – parecido com a textura de amendoim com casca doce.
O sal funciona como um “filtro”, suprimindo a amargura que por sua vez suprime outros gostos, como doçura e acidez.
Como salvar um molho ou ensopado queimado Deixe de lado por 15 minutos antes de remover a batata. Ela vai absorver o gosto de queimado. Outras técnicas bastante utilizadas na cozinha são colocar um pouco de suco de limão, açúcar ou adicionar tomates em conserva ou cebola picada.
Faça diferente: transfira o molho queimado para um novo recipiente, colocando uma batata crua. Deixe de lado por 15 minutos antes de remover a batata. Ela vai absorver o gosto de queimado.
Calda amarga Isso acontece quando o açúcar queima ou simplesmente cozinha demais, além do seu ponto. Para que isso não aconteça mais, desligue o fogo antes de amarelar a calda, ela vai continuar cozinhando com o calor já adquirido e não vai queimar!
Se o caramelo ficar muito tempo no fogo, vai ficar preto e com cheiro queimado e amargo. Se isso acontecer, comece tudo outra vez. Pare o processo de caramelização.
Se você é uma dessas pessoas ou já é fã de café, mas quer deixar a bebida ainda melhor, confira como deixar o café mais gostoso e menos amargo com um truque bem simples! Para deixar a bebida ainda mais gostosa e com o gosto menos amargo, coloque no pó uma colherzinha de canela e uma pitada de sal. Isso mesmo, leitores, sal!
O chef Eduardo Crema, da Chokolat Chocolateria, diz que o sabor final do caramelo vai muito do gosto. “A culinária francesa aprecia o caramelo mais amargo, até para contrastar com o doce”, explica. Quanto mais o açúcar queima, mais amarga fica a preparação.
Há duas técnicas para prepará-lo. Uma é colocar apenas o açúcar para derreter, o chamado caramelo seco. Outra é usar água e açúcar. A água retarda a formação do caramelo e é indicada para quem não tem tanta experiência ao fazê-lo. A quantidade de água é apenas para umedecer o açúcar e não formar uma lâmina sobre ele.
Quais foram os motivos da Revolta Federalista de 1893?
Tem limite para TED Banco do Brasil?
Quais são os poderes da cláusula ad judicia?
Como saber se a multa de 40 do FGTS foi paga?
Como calcular o pH a partir de pKa?
Como identificar uma alucinação?
Como fazer cálculo de infusão contínua?
Como conseguir isenção de ITBI SP?
Como calcular watts estabilizador?
Como devo Vermifugar meu cachorro?
Pode cobrar consulta antecipada?
Qual a duração do curso de papiloscopia?
Qual o nome da geração de 2010?
Como formatar um texto colado no Word?