A transmissão da raiva ocorre através da saliva de um animal infectado. A raiva humana é transmitida principalmente pela mordida de um animal raivoso, que introduz assim o vírus que causa a doença.
Em pessoas imunologicamente comprometidas, as mordeduras de cães também podem causar infecção generalizada e até choque séptico, ou septicemia, ou meningite em crianças. Por fim, mesmo não sendo comumente encontrado na boca de cães, pode haver infecção pela bactéria responsável pelo tétano.
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
É altamente recomendado ir ao hospital, mesmo em feridas superficiais, caso a pessoa apresente sintomas adicionais. Por exemplo, febre, inchaço, pus e dor intensa no local da mordida merecem atenção porque são sinais de infecção.
Se a vacina estiver indicada, deve ser dada o mais rápido possível mas pode ser feita até 72 horas da exposição. Se o soro estiver indicado, ele deve ser aplicado o mais rápido possível, antes da vacina e se não for, deve ser feito até 7 dias após o acidente.
23 curiosidades que você vai gostar
Como ensinar o pet a não morder1 – Diga um “Não” bem firme. ... 2 – Evite tirar as mãos fora. ... 3 – Pare de brincar. ... 4 – Mostre que dói. ... 5 – Elogie o que não envolva mordida. ... 6 – Separe-se do cão. ... 7 – Dê alguma outra coisa para o seu cão.
Assim que acontecer a mordida, você deve lavar a ferida com muito sabão e água corrente por um período mínimo de cinco minutos. Depois, estanque o sangue com uma toalha limpa e procure ajuda médica. No hospital, o médico vai fazer uma limpeza na ferida e receitar antibióticos, para combater a infecção.
A alimentação do cão, a falta de brinquedos e o fato de quererem chamar a sua atenção, podem ser alguns dos motivos que levam o cachorro a morder. Por isso, é muito importante que você não reforce esse comportamento dando atenção ao cão.
Em geral, cães que se mostram agressivos com o dono com frequência indicam quadros de estresse, medo ou ansiedade crônicos. Estes podem estar relacionados a diversos fatores, como socialização e sociabilização inadequadas, rotina pobre em estímulos positivos, histórico de experiências negativas, entre outros motivos.
Como fazer um chá de bebê econômico?
Como montar um café da manhã surpresa?
Pode fazer chá de canela em pó?
Como iniciar um relatório sobre uma live?
Como fazer uma lâmina de fungo?
Precisa lixar o azulejo antes de pintar?
O quê Autocad como posso ganhar com isso?
Como receber pagamentos do exterior via PayPal?
O que fazer para pedir a revisão da aposentadoria?
Como faço para ganhar na loteria federal?
Como fazer gelo seco para colocar em bebidas?
Como você pode pagar a Previdência Social pela internet?
Quando a base é um número positivo?
Pode processar alguém por ameaça?
Como podemos reaproveitar os materiais que seriam descartados?