- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.
5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
27 curiosidades que você vai gostar
Quando usar a crase?Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.Portanto:Atenção! ... Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.Resolução.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.
Quando usar “porque”
O “porque” junto e sem acento aparece em orações afirmativas que trazem uma resposta ou explicação, indicando a causa de algo. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas.
Como ocorre o processo de contratação e integração?
O que fazer quando tem cupim no colchão?
Quanto tempo dura o efeito do colírio?
Quem é competente para julgar ação contra a Caixa Econômica Federal?
O que é um departamento de uma empresa?
Como definir braços e costas femininos?
Qual aplicativo baixar para rastrear o celular do meu marido?
Quem tem esquizofrenia paranoide tem cura?
O que a mãe de um menino deve saber?
O que é um manipulador de alimentos?
Quem foi Nietzsche e qual é a sua importância para a filosofia?
Quais são os valores estéticos?
Quais as fases da responsabilidade social?