Práticas cirúrgicas como as trepanações cranianas, a extração dentária, e as amputações foram realizadas com facas de metal e pedra. O seu estudo mostra a habilidade médica e o uso engenhoso de técnicas especializadas desde a antigüidade, por povos como os Mochica, por exemplo.
Usavam sedativos, fortificantes e hemostáticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, também tinham casas para tratamento dos doentes.
É claro que as sociedades pré-históricas acreditavam em ambos os meios naturais e sobrenaturais de variavelmente causando e tratamento da doença. Materiais vegetais (ervas e substâncias derivadas de fontes naturais), estavam entre os tratamentos para as doenças em culturas pré-históricas.
Paleolítico
Na Antiguidade as concepções de saúde dos povos estavam ligadas à natureza e à convivência em grupo. A condição de enfrentamento social e a compreensão dos eventos de equilíbrio e desequilíbrio da natureza e seus deuses eram condições para os povos, tribos e população terem sobrevivência e saúde.
Assim, o paleopatologista investiga evidências primárias, tais como os ossos, os tecidos calcificados, corpos preservados, múmias e os coprólitos, e evidências secundárias no leque das quais se incluem a documentação contemporânea dos materiais em análise (registos médicos e históricos) e as representações ...
As doenças de causas desconhecidas eram atribuídas à manifestação de forças sobrenaturais; e o mistérios dolorosos da doença e da morte, eram causados por demônios, assim como, as tempestades, a escuridão e as noites sem luar.
Os nômades são do tipo caçador-coletores, ou seja, vivem da caça, pesca e da coleta de alimentos. ... O nomadismo era o estilo de vida dos primeiros homens sobre a Terra. Esta forma de vida foi abandonada por volta de 10 mil anos atrás quando o ser humano aprendeu a plantar.
Nas sociedades primitivas, a doença era vista como resultado de alguma coisa misteriosa introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos mágicos realizados por deuses ou feiticeiros.
Nos primórdios, era função de sacerdotes-médicos, e os registros históricos que temos do passado apontam para a exe- cução de práticas curativas com- binando religião, empirismo e ciência primitiva. De forma lenta e gradual, a Medicina continuou a avan- çar.
Tumores, malformações congênitas e muitas outras condições são conhecidas hoje para muitas populações pré-históricas. Práticas cirúrgicas como as trepanações cranianas, a extração dentária, e as amputações foram realizadas com facas de metal e pedra.
A Evolução da Assistência à Saúde nos Períodos Históricos. Período Pré-Cristão. neste período as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funções de médicos e enfermeiros.
Usavam sedativos, fortificantes e hemostáticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, também tinham casas para tratamento dos doentes. A medicina era exercida pelos sacerdotes-médicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, água pura mineral.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
Como usar casca de batata para tingir os cabelos?
Como crescer o ombro mais rápido?
Como saber todos os carros que já estiveram em meu nome?
Como fazer o cabelo crescer com canela?
Como compartilhar meu link do WhatsApp?
Quem foi os ganhadores da Nota Fiscal Paulista?
Como saber onde passar o cano de água na parede?
Como ter o estilo street style?
Como consultar um processo trabalhista arquivado?
Como saber se alguém acessou meu E-mail Outlook?
Como saber se meu PC roda fortnite?
Qual o número do canal da Sony?
Como avaliar as atividades dos alunos?
Como deixar o cabelo igual de K Idol?
Como usar blusa de couro feminina?