As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo.
“Caso a pessoa tenha cáries, o tratamento não deve demorar, pois conforme a cárie vai avançando, vai chegando perto do canal contaminando-o e gerando infecções”, alerta a profissional. Se o tratamento demorar muito, o dente pode ser perdido.
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
Boa noite, por favor, quem está com o canal dentário aberto, pode beijar na boca? Não é recomendável que haja contato bucal se o dente está aberto e sem canal tratado, deve se concluir o canal e fechar o dente com curativo provisório para evitar contaminação do parceiro e do próprio canal do dente. Abraço Fraterno!
O tratamento de canal só é indicado quando o dente dói? Mito. Apesar de a inflamação na polpa normalmente causar dor, é possível que esse sintoma não apareça. Às vezes, mesmo sem dor, o dente apresenta degeneração avançada ou uma estrutura debilitada, necessitando do tratamento.
28 curiosidades que você vai gostar
Dependendo do seu caso clínico (que somente o dentista pode avaliar) o tratamento pode ser realizado em apenas uma sessão. Em casos onde não ocorre grande infecção no dente e dependendo das técnicas e instrumentos que o dentista utiliza, isso é possível.
Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.
Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
Sobre o repouso, Sofia conta que não é exigido: “O paciente pode exercer as atividades normais do seu dia a dia, exceto com relação à mastigação de alimentos duros, por exemplo”, cita a endodontista, que esclarece: “O consumo de alimentos duros e consistentes é evitado após o tratamento de canal pois, enquanto o dente ...
Veja os principais:Evitar alimentos duros e dar repouso ao dente.Cuidar da higiene bucal normalmente.Atenção a medicação determinada pelo seu dentista.Faça o controle do seu tratamento de canal.
Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.
Tem que avaliar a radiografia, ver se tem lesão, ver se realmente é esse dente, porque as vezes pode ser até outro dente e a dor parece ser nesse... ou se for dor quando mastiga pode ser até fratura da raiz desse dente que foi tratado canal.
Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.
O tratamento de canal é necessário quando:
- A cárie destrói o esmalte e a dentina atingindo a polpa do dente. Quando isso acontece, é comum que a área afetada fique inflamada ou infeccionada. O dente fica bem sensível e é quando o paciente começa a sentir muita dor.
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpado dente. A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.
Não existe nenhuma restrição após o tratamento de canal. Apenas pode acontecer de o dente ficar alguns dias sensível, o que é perfeitamente controlado com analgésicos e anti-inflamatórios.
Sim, não há problema nenhum em se fazer atividade física depois do tratamento de canal. Olá! Não tem nenhum problema de se fazer qualquer tipo de atividades. O tratamento de canal não tem nenhum tipo d limitação.
“Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta. A dentista alerta que caso esse sintoma de dor persista, é importante que esse paciente consulte o profissional que realizou o procedimento operatório para avaliar seu quadro.
Cuidados após realizar o tratamento de canal
Nos primeiros dias, é importante evitar alimentos duros e crocantes, além de tomar cuidado para não morder a bochecha por conta da anestesia. Além disso, é preciso dar mais atenção à higiene bucal.
“Após o tratamento de canal, enquanto o dente não for restaurado ou confeccionada uma coroa (prótese fixa), o paciente deve evitar algumas guloseimas e alimentos duros”, orienta Cleydson. Dessa maneira, quando o dente estiver totalmente restaurado o paciente pode retomar sua alimentação normalmente, sem restrições.
Após o tratamento de canal muita gente se questiona como ficam os hábitos do dia a dia. Para que os cuidados em consultório tenham sucesso absoluto é importante tomar outros cuidados. Evitar certos tipos de alimentos, escovar os dentes com delicadeza e não esquecer o fio dental são alguns que não podem faltar.
O tratamento do canal é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram os dentistas. Porém, felizmente, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos, agora este tratamento pode ser feito em um único dia.
O tratamento de canal normalmente é finalizado com até 3 sessões, dependendo das particularidades do caso. Contudo, em caso de complicações após o procedimento cirúrgico, seja a inflamação ou infecção do dente, o dentista pode ver a necessidade de realizar novamente o procedimento no consultório odontológico.
Outra dúvida muito recorrente nos consultórios é esta: “em quantas sessões o tratamento de canal é feito?” Em resposta à pergunta, a endodontia é realizada em até três sessões, a depender da gravidade do problema.
Quem tem pedra nos rins pode tomar suco de abacaxi?
Como aumentar o magnetismo de um ímã?
Quais são as características da dança do carimbó?
Quem tem fibromialgia emagrece?
Por que corrente alternada é mais indicada para a transmissão e distribuição de energia?
Qual foi o último ataque de tubarão em Ubatuba?
Qual a diferença entre identidade individual e social?
Como diferenciar os tipos de textos?
Qual a terceira etapa do processo de enfermagem?
Qual é a pedra mais valiosa atualmente?
Como é chamada a linha horizontal do plano cartesiano?
O que fazer quando a micropigmentação fica muito escura?
O que é assédio moral psicológico?
Qual o gênero textual do trava língua?