O primeiro passo é solicitar ao seu médico ou fisioterapeuta um laudo indicando que você possui uma das condições listadas pelo Detran para aplicar à CNH especial. Em seguida, faça o pagamento das taxas no Detran e solicite o exame médico especial no ato da inscrição.
Para realizar a renovação da carteira de habilitação para PcD, basta preencher o formulário disponível no Detran, pagar o documento de arrecadação estadual (DAE) e passar pelos exames médicos. O prazo para renovação da CNH especial pode ser reduzido pelo perito examinador.
Taxa de emissão da Permissão: R$42,41. O Detran de São Paulo, por exemplo, cobra o valor de R $62,19 para os exames médicos da primeira habilitação especial e R$84,81 para a renovação do documento (com a permanência das restrições já existentes).
O interessado precisa obter um lado de um médico perito de uma das clínicas credenciadas ao Detran de sua cidade. As doenças e deficiências válidas são as seguintes: Ausência ou má formação de membro: nanismo, mastectomia, quadrantectomia (retirada de parte da mama), amputação e encurtamento de membros (e familiares).
52 patologias que podem garantir a CNH Especial
A solicitação de agendamento do exame prático para pessoa com deficiência será feita exclusivamente pelo e-mail [email protected]detran.sp.gov.br.
Os especialistas redigem, então, o laudo médico a distância, e o disponibilizam no mesmo portal de telemedicina. O documento pode ser consultado por profissionais da clínica ou até pacientes, portando login e senha na plataforma.
Não é citado um prazo máximo ou mínimo da emissão do exame, mas no Código Brasileiro de Trânsito é exigido um prazo máximo de 5 anos para condutores com menos de 65 anos e 3 anos para condutores com mais de 65 anos. Alguns estados exigem que o laudo tenha sido emitido há no máximo dois anos.
Segundo Itamar, doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Artodese, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, Artrose, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estão na lista das enfermidades contempladas com o benefício.
A carteira de habilitação especial pode ser o primeiro passo para que uma pessoa com deficiência se torne mais independente. Com os diversos tipos de adaptação de veículos, a maioria das pessoas com limitações pode dirigir normalmente, facilitando a sua locomoção e o seu dia a dia.
A Carteira de Habilitação Especial pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato com deficiência física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado.
Alteração e renovação da CNH especial. Nos casos em que o motorista se tornou PcD depois de tirar carteira, é preciso fazer uma alteração. Para tanto, o condutor passa novamente pelos exames médicos e práticos. Para realizar a renovação da carteira de habilitação para PcD, basta preencher o formulário disponível no Detran, ...
Com os diversos tipos de adaptação de veículos, a maioria das pessoas com limitações pode dirigir normalmente, facilitando a sua locomoção e o seu dia a dia. Muitos até conhecem a existência da carteira de habilitação especial, porém, não sabem se podem ter uma ou não.
Como fazer plotagem de gráfico?
Como plantar uma mangueira no vaso?
Como plantar talo de salsinha?
Sou muito grata a você tem crase?
Como se escreve som de suspiro?
Como elaborar um manual de procedimentos operacionais?
Quando usar a palavra observação?
Como se escreve o número 19 em algarismo romano?
O que é onomatopeia de exemplos?