Em 1641, forças da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais bateram os portugueses e capturaram Malaca com o apoio do sultão de Johore. Os neerlandeses governaram Malaca de 16, mas não se interessaram em desenvolvê-la como centro comercial, preferindo enfatizar o papel de Batávia (atual Jacarta).
Os portugueses procuraram dominar cada vez mais territórios no Brasil para que o seu projeto colonial pudesse ser bem-sucedido, já que os novos territórios poderiam representar novas riquezas (como o ouro, encontrado na região de Minas Gerais).
- Era mais perto da Europa. - Era onde tinha mais riquezas, como a exploração do pau-brasil, cana-de-açúcar etc... só mais tarde, na região sudeste, os portugueses acharam o ouro e o diamante. - Asseguração da posse do Vaticano.
A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. ... As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.
O Estreito de Malaca, passagem marítima entre o Oceano Índico e o Mar do Sul da China, que também abre caminho para o Oceano Pacífico, estende-se por quase 900 quilómetros entre a ilha de Sumatra da Indonésia e a Península da Malásia, partilhada pela Malásia e Singapura.
João III encaminhou Martim Afonso de Souza, em 1530, para realizar uma expedição colonizadora no litoral brasileiro. A finalidade foi estabelecer vilas e dividir lotes de terras para os donatários (pessoa que administrava terras que recebiam) explorarem metais preciosos e cultivassem a cana-de-açúcar.
O ponto de partida foi o primeiro contacto a após a viagem comandada por Vasco da Gama até Calecute. O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais.
Os índios revoltaram-se porque estavam sendo submetidos à escravidão, quando não queriam trabalhar eram ameaçados pelos portugueses e, se não conseguiam fugir, eram mortos ou escravizados. ... O contato cordial deu lugar à guerra, e os franceses se aproveitaram disso na sua luta contra os portugueses pela posse do Brasil.
pensando por essa premissa, achegada de Cabral ao território Brasileiro representou o início de uma conquista. Seja ela pela terra, domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente;para colocar em andamento o seu processo colonizador.
Mesmo 375 anos depois de terem sido ‘enxotados’ pelos holandeses da cidade de Malaca, no Sul da Malásia, os portugueses ainda mantém raízes, monumentos e costumes na terra que dominaram por 130 anos (1511-1641) e que hoje é patrimônio da humanidade, segundo a Unesco.
A vizinhança é ponto turístico obrigatório para entender a formação de Malaca. Dando cumprimento às ordens do Rei Manuel I, foi construída uma fortificação em posição dominante no alto de um monte (com função principal de defesa), onde antes se erguia a mesquita da cidade.
Os Santos Populares, sobretudo São João e São Pedro, marcam anualmente a época alta daquela zona e até de Malaca, que se enche de locais e de turistas. Malaca fica estrategicamente situada entre Singapura (3h20 de viagem) ou Kuala Lumpur, capital da Malásia, alcançada depois de duas horas de estrada.
Boa parte dos falantes da língua portuguesa, chamada pelos malaquenses de “ Papia Kristang ” (língua cristã), se concentra no bairro, ora pois, português, é claro. A vizinhança é ponto turístico obrigatório para entender a formação de Malaca.
Como higienizar os pés porque?
Como comprar casa retomada pela Caixa?
Quantos dentes pode ser implantado de uma vez?
Como funciona um mini retroprojetor?
Como limpar prótese overdenture?
Como é feito o tratamento com psicólogo?
Como se dá o processo arbitral?
Como funciona o Fenaquistoscópio?
Quanto tempo leva o processo de separação de corpos?
O que é CDI de bicicleta motorizada?