Uma das principais causas disso é o comportamento territorial. Coelhos são animais territoriais, assim como cães e gatos. Portanto, quando tentamos invadir o que eles consideram seu território, comportamentos agressivos podem surgir.
Se ele morder com força ou mordiscar quando você esticar a mão para pegá-lo, o animal pode simplesmente ter se assustado, já que coelhos não enxergam muito bem de perto, e sim de longe. Colocar a mão bem na frente do rosto dele pode assustá-lo, levando-o a pensar que precisa se defender.
Tem vários fatores que podem influenciar a agressividade e o medo dos coelhos. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração a idade, a raça e se tem algo estressando seu coelho. A seguir, vamos discorrer sobre cada um desses pontos. Entre 16 e 24 meses de idade, em geral, os coelhos atingem a maturidade sexual.
Tente incrementar momentos como esse na rotina, acariciando e falando com ele todos os dias. Lembre-se que alguns desses animais não gostam de carinho no nariz, barriga ou abaixo do queixo. Cobrir os olhos dele pode ajudar a reduzir o medo. Faça-o com as mãos, de modo gentil.
? Mordidas são o mecanismo de defesa dos coelhos, eles costumam morder quando se sentem assustados ou quando o manuseio do dono é incorreto. Por isso, analise a forma que você se aproxima do seu coelho, nunca tente pegá-lo pela barriga ou orelhas, eles se sentem muito desconfortáveis.
16 curiosidades que você vai gostar
Ouça as vocalizações do coelho.
Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.
Entre as principais causas do estresse crônico em coelhos estão a ameaça de predadores e o excesso ou ausência de estímulos.
E colo é tudo o que o coelho não gosta, garante o veterinário. “Eles não são apropriados para serem carregados, mimados ou acariciados. Os coelhos se assustam com muita facilidade e ao serem levados ao colo por uma criança podem arranhá-la ou mordê-la para se defender”, alerta o médico.
Quando estiver com medo, seu coelho apertará bem as orelhas contra a cabeça, tentando reduzir sua silhueta para não ser visto por um predador, e seus músculos faciais parecerão tensos. Dessa maneira, seus olhos parecerão saltar da cabeça.
Controle as brigas.
Se eles manifestarem alguma agressividade, basta borrifá-los com água. Isso também serve para separá-los no começo de uma briga, desde que não seja muito feia. Além disso, a água estimula os coelhos a se cortejarem, o que aumenta o vínculo deles.
A tularemia é uma doença infecciosa rara que também é conhecida como febre do coelho, já que a forma mais comum de transmissão é através do contato das pessoas com o animais infectado.
Coelho gosta de carinho no nariz, na cabeça e na testa! As orelhas são partes muito sensíveis, por isso, se você já tiver mais intimidade com o bichinho, pode acariciá-lo ali. Ele também aceita um afago no dorso, mas se você notar o coelho pedindo carinho e quiser agradá-lo, foque sempre no nariz e na testa!
E uma vez que você sabe disso, bem, então fica fácil fazer um coelho chorar. Basta sussurrar na orelha dele: aranha ou montanha ou pedaço de sebo. Há muitas palavras que fazem um coelho desanimar.
Como diversas outras espécies, coelhos gostam de ficar parados e sossegados no seu canto, descansando de vez em quando. Eles também são curiosos e gostam de brincar, especialmente com brinquedos de roer. Assim, se seu amigo preferir ficar o tempo todo quietinho, pode ser indício de alguma das doenças de coelho.
Bolas: Os nossos animais de estimação, sejam cães, gatos ou coelhos, geralmente adoram brincar com bolas. Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes.
Já entre os alimentos que não são recomendados para os coelhos domésticos, podemos citar: abacate, alface, repolho, batata, alho, cebola, feijão, além de alimentos processados de consumo humano, assim como qualquer alimento de origem animal, como carne, leite ou até mesmo ovo.
É bom não tentar passar a mão no queixo dele. Os coelhos são diferentes dos gatos e cachorros. Ao passo de que estes gostam de carinho no queixo, os orelhudos já não são lá muito fãs. Evite também a barriga e as patas do animal, pois são áreas de vulnerabilidade.
Ensinando brincadeiras que não sejam agressivas. Use petiscos para atrair o coelho. Eles podem ficar nervosos ao começar a brincar, o que pode levar a um comportamento agressivo. Para mantê-lo feliz, experimente usar petiscos para atraí-lo para fora da gaiola.
Eles não gostam de crianças pequenas e evitam se aproximar delas. Porque crianças sempre querem brincar com eles gritando ou correndo, inclusive isso pode provocar ataque cardíaco no coelho.
Em alguns casos, coelhos podem ficar depressivos. Eles se isolarão do dono e de outras pessoas, se recusando a interagir mesmo quando aproximados. Será mais difícil conseguir animar coelhos neste estado. Um coelho neste estado pode começar a se esconder ou se recusar a sair da gaiola.
Ronronar
Os coelhos, assim como os gatos, ronronam. No entanto, este ronronar do coelho é produzido quando esfregam levemente seus dentes. Como acontece com os gatos, isso significa que o coelho está calmo e feliz.
A principal dica para criar um laço com seu coelho, é tratá-lo com todo o carinho e amor que pode oferecer. Sempre lembrando das suas necessidades. Se seu coelhinho tem tudo que precisa, tem seu amor e carinho, ele certamente já irá fornecer sua amizade como forma de agradecimento.
Geralmente, o coelho pode pedir carícias ao seu tutor deslizando a sua cabecinha entre as mãos dele ou esfregando o nariz no corpo da pessoa. Lambidinhas: Se o seu coelhinho frequentemente lambe sua pele, é porque ele está demonstrando o afeto que sente por você!
Bom, nossos coelhudos, infelizmente, não podem falar. Assim, eles utilizam das suas orelhas, sons e linguagem corporal para tentar nos dizer algo e se comunicar.
Como resetar o controle da Claro?
Como se escreve a palavra autocuidado?
O que fazer para acabar com a tontura?
Como saber se o imóvel está registrado em cartório?
Quais são as características de Guarujá?
Como é feito o exame de Coprocultura?
Como saber se um boleto foi pago pelo código de barras?
O que significa interagir com os outros?
O que impede o registro de um imóvel?
O que significa a palavra câmera *?
Como se escreve de repente em português?
Pode misturar água com aditivo?
O que é um browser Cite dois exemplos?