São, contudo, acentuadas as palavras oxítonas terminadas na vogal u e na vogal i, quando precedidas de outra vogal, formando um hiato, como baú e açaí.
Caqui não leva acento porque é uma oxítona terminada em i, como Saci, tupi. . Quando a segunda vogal do hiato for "i" ou "u" tônicos, acompanhados ou não de s, haverá acento. ... Correto a regra, a palavra açaí é um hiato e tem que ser acentuada.
Porque em "açaí" o som de "i" é tônico e compõe isoladamente a sílaba.
Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica. O acento agudo ( ´ ) indica timbre aberto, como em sofá, café, cipó, e o acento circunflexo ( ^ ) indica timbre fechado, como em cânon, ipê, robô.
As palavras terminadas em -i também são, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, naturalmente oxítonas, não tendo a sua sílaba tônica marcada com acento gráfico. Esta regra também se aplica às palavras: gari, saci, aqui,...
28 curiosidades que você vai gostar
É importante destacar que tal vocábulo recebe o acento agudo na sílaba -jú, uma vez que prevalece a regra gramatical: todas as paroxítonas terminadas por -i (ou por -is) receberão o acento gráfico.
Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.
São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Sílaba tônica é a sílaba mais forte e com pronúncia prolongada, com em : café, banana. Sílaba átona são as demais sílabas da palavra, aquelas que não são sílabas tônicas, como : café, banana.
As palavras abacaxi e legal são oxítonas porque a sílaba tônica dessas palavras está localizada na última sílaba da palavra.
São aquelas que possuem a última sílaba tônica
Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. As palavras com terminação r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente palavras oxítonas, não sendo necessário o acento agudo.
caju = ca-ju a sílaba mais forte: ju.
As oxítonas são palavras que têm a última sílaba como sílaba tônica. Todas as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens ou em ditongos abertos, como éi(s), éu(s) e ói(s) devem ser acentuadas.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (hifens, jovens). 2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r" (semi, super). 3) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).
As regras de acentuação das proparoxítonas, palavras onde a antepenúltima sílaba é tônica, instituem que elas sejam sempre acentuadas. Assim, toda proparoxítona é acentuada.
Regras gerais:
Oxítonas: acentuam-se as terminadas em: -a(s), -e(s), -o(s), -em, ens. Exemplos: cajá, café, paletó, também, parabéns. Paroxítonas: recebem acento quando terminadas em: -i (s), u(s), um, uns, l, r, x, n.
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...
O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).
A palavra júri é paroxítona e deverá ser acentuada, respeitando a regra de acentuação do português em que todas as paroxítonas terminadas em –i e –is deverão ser acentuadas graficamente. Exemplos: Os membros do júri deliberaram uma sentença favorável.
Como funciona o estágio obrigatório Estácio?
Como benzer uma pessoa com depressão?
Como desativar criar sala do Facebook?
Como tratar gastrointestinal do coelho?
Como bloquear grupos no Instagram 2021?
Qual a conduta de tratamento do paciente de Parkinson?
Como sair de todos os logins do Gmail?
O que causa lipidose hepática em gatos?
Como para a atualização do Windows?
O que estimula o crescimento do pelo do cachorro?
Como sair da página Faça mais com sua voz?
O que significa sódio na tabela nutricional?
Quem vai receber o Renda Básica emergencial?
O que é saldo para fins rescisórios do FGTS?