Desenho é basicamente uma composição bidimensional constituída por linhas, pontos e formas. ... É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.
É a partir dessa representação que o desenho pode apresentar uma forma figurativa de ser, ou seja, a reprodução da “aparência da realidade”. E, é nesse ponto que o desenho pode se classificar das seguintes formas: de memorização, de observação, criativo ou individual.
O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico.
As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).
O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.
Etapas de representação do desenho
Os desenhos ajudam pedagogicamente como uma atividade gráfica com um valor educacional e como uma forma de aprimorar sua coordenação motora (SILVA, 2002). Fases do Desenvolvimento do Desenho. Pillar (2006) afirma que a criança não nasce sabendo desenhar, isso só acontece quando ela tem contato com um objeto.
No caso da criança o resultado de um desenho é especialmente verdadeiro mesmo sendo bom ou ruim, tendo em vista que estímulos inadequados podem fazer com que ela tenha alterações ou desvios no seu desenvolvimento ao longo da vida e que se expresse utilizando caneta e papel.
A criança utiliza o ato de desenhar e suas habilidades artísticas como o meio de se expressar mais fácil e prazeroso, pois está com a fala em formação e a escrita longe de ser dominada. Antes de aprender a escrever, ela usa o desenho para se comunicar, ou seja, o desenho é primordial para aquisição da linguagem escrita para a criança.
Logo, o desenho é considerado como uma forma de linguagem. Dessa forma, os adultos não podem classificar o desenho como “bonito” ou “feio”, pois o valor não está na beleza e sim no conteúdo que vem de modo espontâneo e significativo para a criança, que reflete o seu íntimo, o seu mundo.
Quem tem deficiência consegue aprender algo novo?
Como se escreve o nome Vitória em coreano?
Quais são os movimentos feitos com a bola na ginástica rítmica?
Como escrever por extenso o primeiro dia do mês?
Qual a forma de fração de 1 1?
Como identificar as coisas do bebê para creche?
Como o fabricante de tênis sabe que seus produtos são de qualidade?
Como a faculdade pode transformar a sua vida por meio da educação?
Quais as expectativas de Rutherford quanto ao experimento?
Qual a importância do fator XII no processo inflamatório?
O que causa disidrose nas mãos?
Como podemos aplicar o termo fair play no nosso Dia-a-dia?
Quais são os gêneros de livros?
Qual era a profissão de Alessandro Volta?