A primeira infância é o período que vai de 0 a 6 anos de idade. É nessa fase que a criança se desenvolve em todos os aspectos, desde físicos até sociais, emocionais e cognitivos. O cérebro está mais receptivo a novos estímulos e, consequentemente, para adquirir novas habilidades.
O cérebro é formado por bilhões de conexões entre neurônios. Essas ligações permitem a comunicação ultrarrápida entre células especializadas em diferentes funções neurais. Nos primeiros anos, 700 novas conexões entre neurônios são criadas por segundo. ...
A mente da criança que aprende
Em outras palavras, crianças não sentem ansiedade e aprendem com tranquilidade pois não geram expectativas. Isso porque geralmente as crianças aprendem brincando. Sendo assim, é divertido aprender para elas, não é algo que gera cobrança. Por esse motivo, crianças aprendem com facilidade.
Primeira Infância: uma grande oportunidade
A dica mais valiosa aos educadores sobre a neurociência na primeira infância está relacionada à plasticidade do cérebro. O que significa que os primeiros anos de vida representam a fase de maior abertura e absorção para se aprender coisas novas.
Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.
25 curiosidades que você vai gostar
De acordo com pesquisas científicas, o período de 0 a 3 anos é tão decisivo para a estruturação física, intelectual e emocional que gera impacto ao longo de toda a vida. Com um desenvolvimento integral saudável, as crianças têm maior facilidade para se adaptarem a diferentes ambientes e adquirirem novos conhecimentos.
Isso acontece porque essas pessoas passam algum tempo digerindo as informações, fazendo perguntas, analisando possibilidades – e criando outras – para só então tomarem decisões – mas essas costumam ser mais acertadas.
Hiperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras.
As pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Os bebês começam muito cedo seu aprendizado sobre o mundo que os cerca, desde os períodos pré-natal, perinatal (imediatamente antes e após o nascimento) e pós-natal.
As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. A criança, mesmo dependente, sem o domínio completo da linguagem formal, sem uma coordenação motora aperfeiçoada, e ainda construindo seus saberes, é um sujeito completo e tem tantos direitos quanto um adulto.
O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a ...
A partir dos parâmetros dados pela Associação Americana de Hiperlexia, uma criança pode ser diagnosticada como hiperléxica se possui as seguintes características:uma precoce habilidade para ler, mais do que poderia ser esperada para sua idade;o desenvolvimento de uma intensa fascinação por letras e números;
Veja, a seguir, alguns sintomas da hiperlexia:consegue ler precocemente as palavras muito acima da média do que seria esperado na idade de uma criança;pode parecer talentosa em algumas áreas e extremamente deficiente em outras;dificuldade significativa na compreensão da linguagem verbal;
O diagnóstico de hiperlexia se dá pela observação de características típicas dessa síndrome, como a precocidade da capacidade de identificar letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e por volta dos 3 anos algumas crianças são capazes de formar palavras, mesmo sem compreender o contexto.
As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas.
Cargo de interesse: Tenho facilidade para aprender e assimilar novos conceitos. Julgo-me uma pessoa aberta a novas mudanças culturais e profissionais, adaptando-me bem a elas, boa fluência verbal e escrita, tendo habilidade de organizar e administrar resultados.
Usamos essas informações extras para melhorar nossas próprias escolhas. Portanto, nos beneficiamos de aprender com os outros, pois isso nos ajuda a fazer escolhas melhores por nós mesmos. Isso torna o aprendizado com os erros e sucessos de outras pessoas mais eficiente do que descobrir as coisas por conta própria.
Assim, entendemos que, os primeiros mil dias de vida (período que soma os 270 dias da gestação aos 730 dias até que o bebê complete dois anos de idade) são os mais importantes para o desenvolvimento físico e mental da criança e servirá de base para toda a evolução futura da criança.
Com que idade uma criança começa a aprender? Para quem não sabe, aprendizagem é algo que começa muito antes da fase escolar. De modo geral, começa aos quatro meses de gestação.
Neuroplasticidade cerebral:
A primeira infância é um período onde o cérebro cresce e se desenvolve de forma mais plástica, ou seja, tem uma capacidade maior de modelar sua estrutura e funcionamento de acordo com as experiências vividas significativamente.
Tratamento. Uma das principais formas de potencializar o tratamento para Hiperlexia é por meio de uma avaliação neuropsicológica. Esta avaliação se concentrará no desenvolvimento, assim como no suporte de habilidades de comunicação e interação social.
Na escola*, uma atitude que pode servir para ajudar a criança com Hiperlexia é integrá-la à turma regular, ou seja, com os alunos que conseguem desenvolver a habilidade da fala dentro dos limites da faixa etária em questão.
Apesar da linguagem não ser afetada, o autista de grau leve pode ter dificuldade em comunicar seus sentimentos, desejos e anseios. É comum que seja mais difícil iniciar uma conversa, ou manter as conversas iniciadas a ponto de desenvolver uma amizade ou um relacionamento.
Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem.
Você sabe o que é isso? Quem explica este assunto é o pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, Clay Brites. Segundo ele, o mutismo eletivo pode ser chamado também de Transtorno da Comunicação Social. Ela ocorre quando a criança passa a não falar em determinados lugares ou com determinadas pessoas.
Qual a principal expressão da cultura popular de Alagoas?
Como corrigir sentença extra petita?
Qual o nome do papel que embrulha o ovo de páscoa?
Qual é a diferença entre dançarina e bailarina?
Quais são os conceitos de Durkheim?
Porque o picolinato de cromo emagrece?
Qual a maior empresa ferroviária do mundo?
Como é feito o tratamento fototerapia?
Como transformar QR Code em código de barras?
O que é mais vantajoso ela comprar garrafas de 250ml ou de 1 l Justifique sua resposta?
Qual o papel do enfermeiro na assistência à paciente com transtornos psiquiátricos?
Qual a pedra mais resistente da terra?
Como saber se estou com alergia de estresse?
Quantas parcelas chefe de família vai receber?
Qual é a diferença entre a contração muscular voluntária e a contração muscular involuntária?