Gelatina dura: Se a sua gelatina endureceu no momento em que entrou em contato com o liquido, deve ser porque ele esta muito gelado, então sempre use gelatina em líquidos mornos ou em temperatura ambiente.
Fogão a gás Adicione o conteúdo de 1 envelope (12g) em um recipiente e coloque 5 colheres de sopa de água fria e mexa; Leve ao fogão e dissolva em fogo baixo mexendo constantemente até dissolver completamente. Deixe a gelatina ficar morna e utilize na receita de sua preferência.
Outro truque é pincelar a forma com clara de ovo e desta forma a gelarina sai mais facilmente. Finalmente, antes de virar a forma pode passar em água quente, apenas alguns segundos, e a gelatina sairá sem se partir.
Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira.
Gelatina não ganha ponto no congelador
Então por que não colocar a gelatina no congelador para acelerar o processo, não é mesmo? A resposta é simples: porque ela não apenas não vai dar ponto como vai ficar dura e, na hora de descongelar, vai derreter.
36 curiosidades que você vai gostar
Para desenformar você esquenta um pouco de água (não precisa ferver, só estar quente), coloca em uma tigela ou assadeira grande, coloque a forma do mosaico dentro, deixe por uns 15 segundos e tente desenformar. Se não der coloque mais um pouco na água quente, até sair! Vai com fé que sai!
Gelatina não endurece: Agora se seu gelatina não fez o que deveria e não solidificou o liquido, deve ser porque você ferveu ou ela passou do prazo de validade, então nunca ferva e sempre olhe a validade antes de usar.
NUNCA! É totalmente proibido ferver gelatina ou qualquer prato que contenha gelatina dado que esta só consegue atuar até aos 60.º C.
Gelatina incolor e sem sabor é muito utilizada para dar consistência a pratos como mousses e flans. Antes do uso, é necessário hidrata-la com água e depois aquece-la, para que não empelote e se transforme em micro granulos de borracha .
Você nunca deve ferver a gelatina, pois ela perde suas propriedades de solidificação se aquecida a mais de 60°C. Portanto, sempre que for dissolver a gelatina, apenas amorne o líquido que estiver utilizando, nunca deixe que ele ferva!
O importante é não deixa-la ferver , nem aquece-la demais, se ultrapassar 60 graus Celsius ela perde seu poder de gelatinização, procure mante-la até 35 graus, morninha.
A gelatina mantém suas propriedades da melhor forma quando aquecida até 35˚C. Doces e sobremesas feitos com gelatina devem descansar por pelo menos 8h na geladeira, mas o ideal seria por 24h, pois depois disso ela não irá endurecer mais.
O que acontece
Mas, por que a gelatina endurece? Trata-se de um processo fisicoquímico, que envolve mudança de conformação da estrutura do colágeno, principal constituinte da gelatina.
Com água quente. Encha uma tigela com água quente. Mergulhe a fôrma de gelatina na água quente três vezes. Coloque-a em uma superfície firme.
Vire a sobremesa em um prato – Depois de passar a faca aquecida, mergulhar em água quente, etc., é preciso retirar a forma de vez. Para isso, é só colocar um prato sobre a forma e virar os dois juntos, rapidamente! Após virar, dê algumas batidinhas ou agite de maneira firme para a sobremesa se soltar e pronto!
A maioria dos micro-organismos, inclusive os patogênicos (que causam mal à saúde), se proliferam na faixa da temperatura ambiente. Por isso, não se preocupe, colocar a comida ainda quente na geladeira não vai estragar o rango.
Se você colocar um alimento quente dentro, sua geladeira vai forçar para regular a temperatura. A parte boa é que os modelos atuais são mais econômicos e esse “esforço a mais” é tão mínimo que dificilmente vai impactar a sua conta de luz.
“O melhor é guardar a comida ainda quente”
Quanto mais tempo você deixar o alimento fora da geladeira, mais chances ele tem de se contaminar. Comida pronta só pode ficar fora de refrigeração por no máximo 2 horas. Em dias muito quentes, esse tempo deve ser de no máximo uma hora.
Ela fornece proteínas que otimizam nossa resistência física, ajudam no controle do estresse e pode ser eficaz até mesmo na luta contra distúrbios do sono. Portanto, além de seu consumo culinário, é também um alimento medicinal capaz de prevenir e tratar uma variedade de doenças.
A receita. Ela leva cinco gramas de gelatina sem sabor e 1/4 de copo de água fria. Deve-se misturar os dois ingredientes e deixá-los descansando, fora da geladeira, durante a noite e madrugada.
Modo de Preparo:
Umedeça a Gelatina em Pó Dr. Oetker em 5 colheres (sopa) de água fria. Misture bem e dissolva em fogo baixou ou leve ao microondas por aproximadamente 15 segundos. Não deixe ferver para não perder a capacidade de gelificação.
Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma.
A diferença está na forma de diluir e na quantidade necessária de cada uma. A vantagem da em folha é que quando bem hidratada tem menos chance de ficar algum granulado na mistura. Já a em pó tem a vantagem de poder ser hidratada previamente para usos futuros, é mais fácil de encontrar nos supermercados e mais barata.
Porque não consigo colocar figurinhas no status do WhatsApp?
Como tirar marcas de dobras da barriga?
Como funciona o Gold do Xbox 360?
Como apagar as digitais dos dedos?
Qual o programa que faz efeitos especiais em vídeos?
Qual a melhor pomada para dermatite ocre?
Como usar o Live Producer do Facebook?
Como tirar o aviso de atualização de software?
Onde colocar legenda de figura?
Como trabalhar com a logística reversa dentro de um mercado?
Como podemos representar o Sistema Solar?
Como Kanban ver as restrições?
Como colocar setas no Lichess?