A mecânica das escápulas é de grande mobilidade. Movimentam-se bastante, pois não possuem inserções ósseas diretas na caixa torácica e na coluna. Quer dizer que elas deslizam sobre a caixa torácica em diferentes planos de movimento.
Protração: movimentação da escápula (omoplata) para a frente, para longe da caixa torácica e coluna. Retração: este movimento puxa a escápula (omoplata) para trás em direção à caixa torácica. Elevação: movimento que permite que a cintura escapular se movimente superiormente como quanto encolhe os ombros.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos.
A escápula é um osso plano recoberto por músculos, com a dupla função de estabilizar e permitir a mobilidade do ombro, movendo-se contra a parede torácica por um mecanismo de deslizamento entre diferentes planos musculares.
A forma triangular da escápula proporciona uma área para a inserção de 10 músculos. Ela é curva e contorna a parede torácica dorsal, permitindo que deslize facilmente sobre as oito costelas superiores, formando uma articulação fisiológica.
36 curiosidades que você vai gostar
A cintura escapular é responsável pelo posicionamento das mãos, estabilidade dos braços, e ainda permite que os movimentos dos membros superiores sejam realizados de forma completa, funcional, e coordenada.
O nervo supra-escapular é ramo motor que tem origem no tronco superior, formado pelos ramos C5 e C6 do plexo braquial; inerva os músculos supra-espinhal e infra-espi-nhal e, durante seu trajeto pela escápula, passa por duas incisuras, que são locais onde o nervo pode sofrer compressão.
As causas destas alterações e doenças, nem sempre são conhecidas, mas podem estar relacionadas a postura incorreta, o excesso de força e peso nos braços, assim como, traumas e fratura.
Acrômio, processo coracóide, incisura da escápula e espinha da escápula.
Músculos que atuam na EscápulaTrapézio.Rombóide maior e menor.Levantador da escápula.Peitoral menor.Serrátil anterior.Subclávio.
Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio (4, 7-10). Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.
A escápula se movimenta sobre o tórax como conseqüência de ações nas articulações acromioclavicular e esternoclavicular. Isso resulta numa amplitude de movimento para a articulação escapulotorácica de aproximadamente 60º para 180º de abdução ou flexão (HAMILL & KNUTZEN, 2008).
O músculo supraespinhal faz parte do manguito rotador. Este se origina na fossa supraespinhal da escápula e se insere no úmero (tubérculo maior). Apresenta como ação a abdução do braço.
O músculo levantador da escápula (elevador da omoplata) é um longo músculo da cintura escapular.
Acrômio é o nome dado para essa extremidade lateral da crista da escápula que se articula com a clavícula e dá fixação para uma parte dos músculos deltoide e trapézio.
O processo coracóide, assemelha-se a um bico de pássaro, origina-se na borda superior da cabeça da escápula, projetando-se para cima e para frente, passando abaixo da clavícula. É o maior osso do membro superior.
A escapula trata-se de um osso grande, par e chato, situado na porção póstero-superior do tórax. Adjunto da clavícula, forma a cintura escapular, possibilitando a união de cada membro superior ao tronco. Portanto, o plano escapular é o plano que compreende a escápula.
Se você está sentindo dor intensa e prolongada na região da escápula, procure seu médico ortopedista imediatamente. Ele avaliará seu histórico médico e saúde geral e fará perguntas sobre seus sintomas. Além disso, examinará todo o ombro e a escápula, procurando lesões, fraqueza ou rigidez.
A dor na escapula é muito comum e vai desde dor aguda à ardência, podendo também se espalhar até o ombro e outras regiões. Dor entre as escápulas, também conhecida como dor interescapular, pode ter muitas causas.
Essa instabilidade pode ser ocasionada por alguns fatores entre eles má postura ou postura prolongada, pegar peso em postura inadequada, fraqueza muscular, alteração músculo esquelética.
O nervo é ramo direto do tronco superior do plexo braquial (raízes C5 -C6), cruza o triângulo posterior do pescoço, abaixo do músculo omoióideo e o trapézio, entrando na incisura supra-escapular. Nesse ponto, ele pas-sa sob o ligamento escapular transverso e inerva o músculo supra-espinboso.
Nesta incisura passa o nervo supra-escapular, que supre os músculos supra-espinhal e infra-espinhal e a articulação do ombro (MOORE, 2001). A incisura da escápula varia em profundidade e largura e está, muitas vezes, parcial ou completamente fechada por um ligamento transverso superior ossificado (GARDNER, 1988).
O que é o exame anti Cardiolipina IgM?
Como faço para mudar de emprego?
Como citar um artigo da Constituição?
Como inverter uma coluna no Excel?
Como citar um relatório técnico ABNT?
Como minimizar os danos do cigarro?
Como referenciar um livro traduzido ABNT?
Como fazer referência de trabalho apresentado em congresso?
Como referenciar um artigo científico com mais de um autor?
Como referenciar artigo de revista ABNT?
Como citar parecer jurídico ABNT?
Como era o trabalho até o desenvolvimento do modo de produção capitalista?
Como fazer citação de mais de 3 autores?
Como fazer referência do site Nova Escola?
Como reduzir a resistência à insulina?
O que falar pro Castiel no EP 7?
O que fazer para parar a paralisia do sono?