Diversos são os fatores que influenciam e aceleram o processo de desgaste dos pneus, entre os quais podem ser elencados ângulos de suspensão incorretos, vícios de direção, a má conservação do asfalto em alguns locais, alinhamento mal feito, ou mesmo pneus não indicados pelo fabricante.
O elemento mais conhecido por desgastar um pneu e, portanto, diminuir sua vida útil é a calibração. É por isso que é importante ficar de olho e verificar se os pneus estão bem calibrados. Um pneu com pressão em excesso ou de menos vai se “deformar” durante o uso e gastar mais ou menos em uma parte específica.
Pensando nisso, o iCarros listou alguns cuidados que podem fazer seus pneus durarem mais.Leia mais: ... - Não calibrar os pneus regularmente. ... - Não fazer o rodízio de pneus. ... - Fazer curvas em alta velocidade. ... - Dirigir sempre em alta velocidade. ... - Acelerar e frear bruscamente com frequência. ... - Subir ou descer desníveis.
Aprenda a evitar o desgaste prematuro dos pneus do seu veículo!Faça a calibragem dos pneus com frequência. ... Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia. ... Faça corretamente o rodízio dos pneus. ... Evite as arrancadas e freadas bruscas. ... Tenha atenção na substituição de pneus.
Ele varia de 60 a 620, tendo 100 como valor de referência. Quanto menor o número, mais rapidamente ele vai se gastar. Um exemplo: um pneu classificado com nota 200 teria um desgaste duas vezes menor na pista de testes do que um modelo com nota 100.
21 curiosidades que você vai gostar
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Os pneus mais silenciosos do mercadoBridgestone Turanza Serenity Plus. O Turanza Serenity Plus é o modelo silencioso proposto pela marca Bridgestone. ... Goodyear Efficientgrip Performance. A marca de pneus Goodyear aposta também pela venda de rodas silenciosas. ... Pirelli Noise Cancelling System.
Pneu com desgaste no centro
Se o pneu apresentar um desgaste apenas na região central, com conservação das partes laterais, é sinal de que há pressão em excesso dentro dele. Se a pressão dentro do pneu for alta demais, apenas a sua parte central vai tocar no solo.
Pneus AT – All Terrain
Este tipo de pneu é feito para todos os tipos de terreno, gerando um desempenho equilibrado em cada um deles, sendo adequado para trajetos que existem variações no terreno, como trechos de asfalto com trechos de estrada de terra.
Diversos são os fatores que influenciam e aceleram o processo de desgaste dos pneus, entre os quais podem ser elencados ângulos de suspensão incorretos, vícios de direção, a má conservação do asfalto em alguns locais, alinhamento mal feito, ou mesmo pneus não indicados pelo fabricante.
O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser apreendido.
Pegue uma moeda de R$1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso veja um pouco da parte dourada, fique atento. Em breve você terá que trocar os seus pneus.
Por isso, veja agora 5 cuidados essenciais para conservar o pneu do carro e, então, rodar muitos quilômetros com um jogo.Utilize sempre o pneu indicado pela montadora. ... Faça o rodízio regularmente. ... Mantenha os pneus corretamente calibrados. ... Cuide do alinhamento do seu carro. ... Dirija com cuidado.
6 dicas de conservação para aumentar a vida útil dos pneusCalibre os pneus periodicamente. Adquira o hábito de calibrar os pneus do seu carro a cada 15 dias. ... Faça o rodízio dos pneus. ... Mantenha os pneus alinhados e balanceados. ... Evite a sobrecarga. ... Tenha bons hábitos ao volante. ... Evite vias em más condições.
A partir daí, você pode pisar na embreagem para fazer uma arrancada ou erguer o freio de mão para continuar no lugar e criar fumaça, realizando assim o cavalinho de pau. Solte a embreagem. Quando ela for completamente solta, os pneus vão girar rápido, causando a queima dos pneus.
A grande vantagem é sua alta durabilidade e a diferença dos pneus AT, são suas laterais menores, gerando uma sensação de ser mais confortável. Os sucos são menores o que proporciona menos ruído no asfalto.
All Terrain – AT (Asfalto/Terra)
Serve para qualquer tipo de piso. Tem excelente durabilidade para asfalto, e na terra, mantém um ótimo desempenho. Este é um pneu ideal para quem roda a maior parte do tempo no asfalto, mas às vezes precisa fazer uma trilha leve.
LT (Light Truck) = Caminhonetes ou caminhões de pequeno porte; ST (Special Trailer) = Trailers maiores, mais comum em outros países; T (Temporary) = Pneu de emergência, popularmente conhecido como “estepe”.
As revisões em dia evitam o risco de conduzir o veículo com os pneus desgastados. Por exemplo, quando o desgaste for apenas na parte central dos pneus, pode ser resultado da falta de alinhamento do carro; se o problema surgir nas laterais, a calibragem talvez esteja errada.
Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva.
Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. Quando o camber está fora da especificação, ocorre um desgaste irregular nos pneus e anomalias na direção.
RUÍDO EXTERNO
A etiqueta mostra, neste terceiro critério, uma graduação na qual uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas representam o pneu mais sonoro e menos eficiente. Para as categorias de veículos: O ruído é um parâmetro importante e de significativo impacto para o meio ambiente.
A título de referência, para carros de passeio é indicado que o ruído dos pneus não ultrapasse 75 decibéis (dB). Quanto mais silencioso, melhor!
O que é o carro mais silencioso e macio?1 2020 Mercedes-Benz S Class ($94.250)2 Modelo S Tesla 2020 ($79.990)3 2021 Subaru Outback ($26.795)
Os pneus dos carros geralmente gastam mais rápido nas rodas dianteiras. Mas se você for trocar somente um par, opte por colocar os novos na traseira. Calma, parece contraditório, mas isso tem uma explicação. É fácil de perceber que os pneus dianteiros dos carros gastam mais rápido.
O que fazer para ajudar uma pessoa com ansiedade?
Como limpar rolo de tirar pêlo?
Como saber se minha mãe é abusiva?
Porque lavar os pincéis de maquiagem?
Como lidar com uma pessoa com transtorno de personalidade?
Como lavar pouca roupa na máquina?
Como se comporta uma pessoa com esquizofrenia paranoide?
Pode misturar amaciante e sabão em pó?
Como identificar um misantropo?
Como ler as informações no pneu?