Surgiu no início do século, com John Dewey e outros representantes da chamada Pedagogia Ativa. William Heard Kilpatrick, discípulo de Dewey, professor de Pedagogia da Universidade de Colúmbia, lançou, em 1918, a idéia de projetos como uma atitude didática.
John Dewey
A discussão sobre Pedagogia de Projeto não é nova. Ela surgiu no início do século, com John Dewey e outros representantes da chamada “Pedagogia Ativa”.
Na Pedagogia de Projetos os estudantes aprendem com base em sua própria experiência, agindo de forma ativa, com a orientação e mediação do professor. Essa proposta funciona por meio da intencionalidade da atividade pedagógica e de práticas interdisciplinares.
Anísio Teixeira foi o responsável por resgatar a proposta da Escola Nova e introduzi-la como de filosofia da educação e da prática pedagógica, adequando-a à situação da escola pública brasileira.
A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
O planejamento contribui para que se atinja um objetivo esperado. O planejamento da Pedagogia de Projetos se faz por meio do professor que determina objetivos e estratégias dos projetos e o aluno que promove ações para executá-los.
Resposta Correta: John Dewy e William Kilpatrick. Feedback da resposta: Resposta certa: Os principais representantes do pensamento da Pedagogia de Projetos são John Dewey e William Kilpatrick.
A avaliação na Pedagogia de Projetos é global, ou seja, considera o educando e sua aprendizagem de forma integral, concilia o resultado da verificação do processo com a verificação do desempenho.
A pedagogia de projeto é no fundo uma metodologia de trabalho cujo objetivo principal é organizar a construção de saber da criança em redor dos seus interesses próprios, ajudando-a a traçar metas, objetivos, delineando portanto, estratégias contando com a colaboração do seu grupo de pares e do seu educador, família e comunidade envolvente.
O trabalho com projetos aparece como uma das formas de se resgatar a educação que tem se mostrado precária e insuficiente, talvez a pedagogia de projetos deva ser mais estudada e analisada para ser realmente utilizada podendo contribuir com todas as suas potencialidades.
Ao final sugere-se que todas as escolas adotem a Pedagogia de Projetos como pressuposto metodológico para um ensino/aprendizagem de História motivadora e encantador. O mundo mudou e só mudou porque as relações sociais, organizacionais, pessoais, familiares, econômicas, educacionais e tecnológicas mudaram.
A pedagogia de projetos precisa ser flexível. Isso porque ao longo dos estudos desenvolvidos é comum que a ideia central ganhe uma nova percepção, por isso toda pesquisa acaba ganhando um novo rumo — sem contar as novas possibilidades de trabalho e habilidades adquiridas durante o processo.
Quais os sintomas da traqueia?
Como foi criada a cidade de Embu das Artes?
Como conversar com uma pessoa difícil?
Como foi criado o microscópio?
Como tratar braquicefalia em casa?
Quem inventou o motor é o gerador elétrico?
O que é bom para limpar corrente de aço?
Como foi o surgimento dos mapas?
Por que foi criado o Dia do Saci no Brasil?
Qual o tratamento para lesão intraepitelial escamosa de alto grau?
Como colocar log natural no Excel?
O que é nefrolitíase renal bilateral?
Como é o relacionamento amoroso com quem tem TDAH?
Que produto passar na jaqueta de couro para hidratar?