Os produtos que são testados, são geralmente cosméticos de beleza e higiene, mas podem ser também remédios, pomadas, vacinas e até produtos de limpeza doméstica. Os testes em animais são feitos para saber as reações danosas que aquele determinado produto pode causar ao organismo.
Ela informou que a legislação brasileira determina que toda instituição de ensino ou pesquisa que utiliza animais tem que estar cadastrada no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), criado pela Lei 11.794/2008, conhecida como Lei Arouca.
Animais servem de cobaias para testes de medicamentos, vacinas, cosméticos e até produtos de limpeza que podem ser feitos de diversas maneiras. Porquinhos-da-índia, camundongos, coelhos e macacos são os animais mais utilizados pelos cientistas, mas, em alguns casos, também se recorre a cães, porcos e até baratas.
Eles são utilizados em pesquisas como produção de soros e estudos sobre reações a determinadas substâncias químicas. O sumiço das cobaias levou os pesquisadores da UFSCar a fazer um alerta à população de São Carlos para que evitassem consumir carne do animal.
Os coelhos possuem olhos grandes e possibilidade de observação maior, assim como hipersensibilidade no globo ocular e os testes dos compostos químicos destes produtos causam uma irritabilidade muito superior à causada nos olhos humanos. ... Podem ser feitos testes para observação do medo e estresse.
Segundo a HSI, entre os testes que os animais são submetidos, coelhos são amarrados pelo pescoço, tendo produtos cosméticos e seus ingredientes sendo pigados em seus olhos e na pele raspada de suas costas. Já porquinhos da índia e ratos têm químicos espalhados em suas peles raspadas ou orelhas.
Animais de várias espécies, sendo os camundongos mais intensamente utilizados, são empregados em experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos como vacinas, cosméticos, medicamentos etc.
Os animais e as plantas são seres vivos. Os animais vivem na terra há muitos milhões de anos antes de nós. Sempre foram nossos amigos e nossas mascotes, inclusivé alguns vivem connosco.
Porque os animais são usados em pesquisa? Embora animais e humanos possam parecer diferentes, em um nível fisiológico e anatômico eles são muito parecidos.
Os animais, de ratos a macacos, têm os mesmos órgãos (coração, pulmões, cérebro, etc.) e sistemas de órgãos (respiratórios, cardiovasculares, nervoso, etc.) que desempenham as mesmas funções quase da mesma maneira.
Se o mesmo fosse verdade nos EUA, o número total de animais utilizados na pesquisa seria de aproximadamente 12 milhões. Desde o princípio da medicina, antes mesmo da Grécia antiga, os animais eram usados em experiências. Seja para entender a fisiologia dos órgãos e sistemas ou mesmo para aprimorar as habilidades em cirurgias.
Como tirar bicho geográfico do pé?
Como se descobre a Fibrose Cística?
Como tratar Praga em limoeiro?
Qual veneno para matar grilos?
Como superar uma pessoa que não te quer mais?
Como não se humilhar por um homem?
Quais fatores mais prejudicam a fertilidade do solo?
Como lidar com perdas afetivas?
Como enfrentar os desafios da adolescência?
O que é bom para matar frieira no pé?
Como é a primeira consulta com a ginecologista?
Quem são responsáveis pela criação da cultura organizacional?