Os principais motivos alegados pelos empregadores para investirem na promoção da saúde no ambiente de trabalho são: (1) atração e retenção de talentos; (2) aumento da produtividade e (3) redução de custos médico-hospitalares.
A promoção da saúde no trabalho é diferente das ações de prevenção. A prevenção se encarrega de se antecipar a acidentes e doenças, evitando que estes aconteçam, enquanto a promoção se concentra em, de fato, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.
No escopo dessas responsabilidades estão incluídas: a mediação de uma interação positiva entre os trabalhadores e seu trabalho; a articulação entre as necessidades individuais e coletivas dos trabalhadores e as necessidades sociais, econômicas e administrativas da produção; a promoção da saúde e a prevenção da doença; ...
Corresponde ao modo de olhar do sanitarista para o trabalho na tentativa de destacar seus impactos na saúde e ao meio ambiente. É a observação da forma de trabalhar, da relação trabalhador com os meios de produção e da relação dos meios de produção com o ambiente."
Ações como flexibilização dos horários de trabalho e do local (como o teletrabalho por exemplo), formação contínua, alargamento de tarefas e rotatividade (nos casos de trabalhos repetitivos), incentivos ao bom ambiente de trabalho, melhorias na ergonomia, melhorias nas condições das instalações, incentivo à alimentação ...
Bem-estar no trabalho — Como a promoção da saúde favorece a produtividade nas empresas?
A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.
Como visto, a promoção da saúde e a importância dela no trabalho foram bem estudadas por diversos autores ao longo das últimas décadas. Na prática, o tema ganhou relevância a partir de 1986 com a I Conferência Internacional de Promoção da Saúde, realizada no Canadá.
Apesar de serem muito frequentes, podem ser evitados através de boas práticas da organização. Para promover a saúde mental no trabalho, a psicologiatem muito a contribuir.
A Carta de Ottawa traz as cinco principais áreas de atuação da Promoção da Saúde, a saber: (1) a elaboração e a implementação de políticas públicas saudáveis; (2) a criação de ambientes favoráveis à saúde; (3) o reforço da ação comunitária; (4) o desenvolvimento das habilidades pessoais; e (5) a reorientação do sistema de saúde.
Segundo Sigerist, “a saúde se promove proporcionando condições de vida decentes, boas condições de trabalho, educação, cultura física e formas de lazer e descanso”. Em 1965, Leavell & Clark tornaram a promoção da saúde uma referência no seu modelo da história natural da doença.
Como é feito o cálculo para aposentadoria com periculosidade?
Quanto dinheiro tem o Felipe Neto?
O que é hipnose e como funciona?
Qual melhor aquecedor elétrico de água?
Como apostar nas casas de apostas?
Quais os procedimentos para alugar um imóvel pela imobiliária?
Como se escreve a palavra enferruja?
Quanto custa um ar condicionado central?
Como funciona o sistema de aquecimento solar para piscina?
Qual a palavra certa enfermidade ou enfermidade?
O que um professor pode fazer para ganhar dinheiro?
Qual o sentido da palavra enfezado?
O que um estudante de Medicina deve fazer para ganhar dinheiro?
O que é uma pessoa energúmeno?
O que expressa a palavra deverá?