O pão francês é um alimento rico em carboidratos de moderada absorção, uma vez que o amido presente necessita de uma digestão mais demorada, que se inicia ainda na mastigação. Devido à presença de farinha de trigo refinada, ele representa um risco para quem tem sensibilidade, intolerância ou alergia ao glúten.
O consumo de pão branco pode levar à diabetes
Paula Crook, nutricionista da PB consultoria em nutrição, explica que o pão branco é composto basicamente de farinha processada (carboidrato simples) “que tem ação semelhante a do açúcar, podendo levar a uma resistência à insulina e, futuramente, diabetes”.
Comer muito pão pode resultar no aumento dos níveis de açúcar no sangue. E é importante ter em mente que isso pode levar a um risco aumentado de diabetes tipo 2. Uma desvantagem de não comer fibra suficiente é que o seu sistema digestivo começa a ficar um pouco fora de controlo e pode ter problemas de obstipação.
Quando há intolerância, após a ingestão de alimentos com trigo, cevada ou centeio é comum surgirem sintomas como excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre. Além do mal estar abdominal, as células do intestino também ficam danificadas, causando má absorção de vitaminas e minerais.
Estudo aponta que outras proteínas do trigo também podem provocar sensibilidade. Alimentos como pão, massa e até cerveja já forma excluídos do menu de muitas pessoas por provocarem sintomas como dores de cabeça, barriga, manchas na pele e dores nas articulações.
18 curiosidades que você vai gostar
Problemas gastrointestinais
Alguns problemas gastrointestinais, como a gastrite, gastroenterite, refluxo e pancreatite, por exemplo, podem causar, dentre outros sintomas, mal-estar, sensação de queimação e ânsia de vômito, que normalmente aparece logo após as refeições, gerando bastante desconforto.
Contudo, lembre-se de que pode variar bastante. “Para as pessoas que adoram pão, não é obrigatório excluírem-no do dia a dia. Numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento, este alimento pode estar presente, desde que seja numa dose entre as 50 e as 70 gramas, preferencialmente uma vez por dia.”
Os sintomas principais de intolerância aos carboidratos são inchaço, dor abdominal, borborigmos e diarreia, e ocorrem, principalmente, devido à deficiência de enzimas ou transportadores ou à sobrecarga de um sistema de transporte localizado na borda em escova do epitélio que reveste o intestino delgado.
A doença celíaca é diagnosticada, exclusivamente, por meio de exames de sangue e biópsia do intestino delgado. Para a realização da biópsia, o médico especialista solicita inicialmente uma endoscopia digestiva, para que ele consiga observar o estado da mucosa do intestino e ver também a situação de inflamação do órgão.
Como faço para depositar dinheiro em uma conta?
Qual a definição do termo idoso ou terceira idade?
Quais são os crimes de responsabilidade fiscal e suas respectivas punições?
Quais as transformações que podem ocorrer na matéria Cite exemplos?
Vão máximo para laje em balanço?
Quais são os principais crimes?
Como conseguir um laudo do Detran?
Qual foi o primeiro papa da história?
Qual a doença mais incapacitante?
Como fazer uma citação direta longa no Word?
Qual o valor do seguro desemprego para 2022?
Como é feito o pique na língua do bebê?
Qual a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem?
O que bloqueia o sinal do Wi-Fi?
Como desenvolver a oralidade na Alfabetização?
Onde ficam as estepes na Europa?