Portugal, por sua posição geográfica, era passagem obrigatória para as navios carregadas de mercadorias. Isso estimulou a introdução da cana-de-açúcar na Ilha da Madeira (Portugal), que foi o laboratório para a cultura de cana e de produção de açúcar que mais tarde se expandiria com a descoberta da América.
Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses passaram a ter a necessidade de explorar algum tipo de riqueza que fosse mais lucrativa. Sem encontrar ouro por aqui, a administração portuguesa optou pelo início da formação de lavouras de cana-de-açúcar na região do litoral brasileiro.
Até 1530, consolidou-se o que ficou conhecido como Ciclo do Pau-Brasil, no qual a madeira que concede o nome ao ciclo era o principal produto comercializado entre a colônia e a metrópole.
Quando os espanhóis descobriram o ouro e a prata das civilizações Azetca e Inca, no início do século XVI, o cultivo da cana e a produção de açúcar foram esquecidos. Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente.
A cana-de-açúcar há mais de 500 anos movimenta a economia brasileira. O setor sucroalcooleiro é responsável por 2% do produto interno bruto (PIB) nacional, seja para a produção de açúcar ou de álcool (etanol.) como para a exportação desses produtos.
24 curiosidades que você vai gostar
O rápido desenvolvimento da indústria açucareira, fez com que o governo português não se limitasse só a fabrica de moenda e engenho de água, mais numa busca rápida desta lavoura, graças à uma abundante mão-de-obra indígena existente já nas colônias deste século ligada a essa atividade.
Com minerais como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e ainda vitaminas do complexo B e C, é uma bebida antioxidante e pode prevenir doenças cardiovasculares. Também é considerado um suplemento alimentar, ajudando no sistema imunológico e hidratando o corpo.
Ele é responsável pela energia do corpo – sem ele, ninguém tem forças para o dia a dia. Vamos explicar: açúcar, carboidrato e glicose são a mesma coisa dentro do corpo, é um nutriente que o organismo não pode ficar sem, é um combustível. Ele também pode ser encontrado na forma de sacarose, frutose e lactose.
O açúcar nasceu na Ásia no século 5, atravessou continentes, já foi artigo de luxo na Europa e chegou ao Brasil no século 16, onde, até hoje, exerce importante papel na economia do país.
Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é originária da Nova Guiné. De lá, a planta foi para a Índia, se difundindo pelo mundo. Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha.
O que fazer com os cabelos da nuca?
Qual é a relação entre consumo e meio ambiente?
Quais ervas usar no incenso natural?
Como o consumismo prejudica o planeta?
Em que idade a população em geral começa a perda de massa muscular e óssea?
Como você explicaria a integração entre os sistemas digestório respiratório e circulatório?
Como o arremesso de peso se apresenta nas Paralimpíadas?
Como usar o óleo Extraordinário da Elseve?
Como o consumidor pode contribuir na reciclagem dos plásticos?
Como calcular o tempo que estou com namorado?
Como usar óleo de citronela como repelente?
Como o consumismo é visto no texto eu etiqueta?
Como usar zimbro na culinária?
Como usar óleo de lavanda para alergia?
Qual a relação entre ponto de fusão tamanho da cadeia e grau de insaturação dos ácidos graxos?