· O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do número de insaturações. Isso ocorre porque a configuração "cis" das duplas ligações provoca uma dobra de 30º na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas.
Quanto maior o número de insaturações, menor o ponto de fusão da substância. ... Em contraposição,moléculas que apresentam pouca ou nenhuma insaturação possuem maior ponto de fusão, sendo sólidas à temperatura ambiente.
O ponto de fusão dos ácidos graxos de cadeia média (AGCM) é muito mais baixo (C6:0: -3,2 ºC; C8:0: 6,5 ºC; C10:0: 31,3 ºC) que o dos ácidos graxos de cadeia longa (AGCL) (C16:0: 63,1 ºC; C18:0: 72,0 ºC).
a 24:0 → líquidos oleosos. Quanto mais longa for a cadeia acila do ácido graxo e menor o número o número de duplas ligações, menor será a solubilidade em água.
Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.
Outras funções que os lipídios exercem são: Compõem as membranas celulares. Protegem os órgãos de choques. Mantêm a temperatura corporal, agindo como um isolante térmico.
Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.
Os lipídios possuem em sua estrutura ácidos graxos. Os ácidos graxos são constituídos de átomos de carbono e hidrogênio, e possuem um grupo terminal, denominado carboxila (COOH). ... Isto provoca maior atração entre as moléculas e, desta forma, apresentam maior ponto de fusão que os lipídios com insaturação.
São pouco solúveis em água (quanto maior a cadeia carbônica, menor a solubilidade), e podem ser usados como energia pelas células. Os ácidos graxos são formados por cadeias de átomos de carbono que se liga a átomos de hidrogênio com um radical ácido em uma de suas extremidades.
- Ácidos Graxos de cadeia longa (AGCL): Ácidos graxos que possuem 14 a 24 carbonos em cada molécula. * Ácidos Graxos saturados: A cadeia carbônica não apresenta nenhuma dupla ligação.
Já os poliinsaturados são encontrados em óleos vegetais (girassol, milho, soja, algodão), óleos de peixe e em oleaginosas (castanha, amêndoa). O consumo moderado de alimentos fontes de ácidos graxos insaturados está relacionado com a diminuição dos níveis de colesterol circulantes e consequentemente ao menor risco para o aparecimento de doenças ...
Como exemplos de ácidos graxo saturados podemos citar o palmítico (óleo de palma), caprílico (óleo de coco) e butírico (manteiga). Como exemplos de ácidos graxos insaturados podemos citar o linolênico (linhaça de soja), araquidônico (gordura animal), linoleico (óleos vegetais) e oleico (óleo de oliva).
Na figura acima, estão representadas as estruturas dos 3 tipos de triglicerídeos: saturado (ligação simples), monoinsaturado (uma ligação dupla) e poliinsaturado (duas ligações duplas). há ácidos graxos que contém apenas 1 carbono, como é o caso do ácido fórmico.
Como levar remédios de uso contínuo para o exterior?
Quando foi o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki?
Quais são as principais características dos países desenvolvidos e dos países subdesenvolvidos?
Qual app que os americanos usam para mandar mensagem?
Quais são os 5 signos mais mentirosos?
Como o metamorfismo é formado?
Qual o valor de venda de uma empresa?
Onde fazer perguntas na internet?
Quais as principais causas que fazem surgir situações de violência dor e morte?
Quem toma anticoagulante pode tomar AAS?
Que horas passa Dragon Ball na Band hoje?
O que é pós-operatório mediato?
Como Edward recuperou o braço?
Quais os benefícios da couve para o intestino?
O que é um condensador evaporativo?