Características Morfológicas: Árvore de pequeno porte (mede entre três e seis metros de altura), com folhas de textura grossa e brilhante. Seu tronco tortuoso, com média de 15 a 25 centímetros de diâmetro, é liso e descamante, a exemplo da goiabeira (árvore com a qual tem um fruto semelhante, amarelo e vermelho).
O araçá ajuda a diminuir o tempo de duração de gripes e resfriados, porque é rico em vitamina C, um nutriente que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo as células do sistema imunológico e ajudando, assim, no combate aos vírus e bactérias.
A fruta é do mesmo gênero da goiaba, o Psidium
Ao experimentá-las, fez-me lembrar de araçá e parece ser da família da goiaba. Tem sabor cítrico e meio doce e sementes pequenas e duras. Que fruta é? Existem aqui várias espécies de araçá do gênero Psidium, que é o mesmo da goiaba.
Há diversos tipos de araçá: araçá-roxo, araçá-de-minas, araçá-de-são-paulo, araçá-felpudo, araçá-do-campo, araçá-mirim, araçá-do-cerrado, araçá-da-praia, araçá-rosa, araçá-vermelho, araçá-branco, araçá-de-flor-grande e outros.
Suas propriedades calmantes ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão. Da mesma forma, atenua a sensação de fadiga e esgotamento físico.
30 curiosidades que você vai gostar
Mas o chá das folhas da planta também pode ser ingerido. Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresenta benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais e controle do açúcar e do colesterol no sangue.
Um dos principais benefícios do chá de folha de goiabeira é auxiliar diretamente no processo de digestão, garantindo um bom funcionamento do aparato gastrointestinal e, consequentemente, prevenindo problemas como diarreias, dores e inflamações estomacais.
As espécies que apresentam maior interesse econômico são a Psidium guineense e a P. cattleianum. O araçá destaca-se pela presença de um elevado teor de vitamina C, além de sais minerais, fibras e outros compostos.
O araçá-roxo e os óleos essenciais
Ela pertence ao gênero psidium, conhecido pelo seu potencial medicinal (antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antioxidante, antitumoral e herbicida).
Dentre eles, os mais comuns são: araçá-vermelho, araçá-de-cora, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçá-do-mato, araçá-pêra, araçá-rosa e araçá-piranga. Devido a sua alta taxa de acidez, a fruta não costuma ser consumida “in natura”.
2. Feijoa. Também conhecida como goiaba-serrana, a feijoa é uma fruta típica do sul do Brasil e muito parecida com a goiaba, embora haja diferenças consideráveis.
tronco tortuoso, liso, descamante e ramificado, de 20-30 cm de diâmetro e coloração castanho-avermelhada. folhas simples, elípticas, de coloração levemente avermelhada quando novas, tornando-se verde clara depois, pubescente quando jovens, e com nervuras bem marcadas. Mede 8-12 cm de comprimento por 3-6 de largura.
O fruto possui sabor doce e é suculento. O araçá pode ser consumido in natura ou ser utilizado na fabricação de outros produtos.
O Araçá é capaz de tratar a diabetes, sendo uma fruta recomendadíssima pra diabéticos, além disso, ela pode auxiliar no tratamento do câncer, cáries, diarreias e ainda é um bactericida excelente!
Ele tem ação diurética e anti-inflamatória no organismo, conta com propriedades antimicrobianas em sua composição e características antibióticas em suas folhas. Além disso, a fruta é relacionada ao tratamento de estresse e quadros clínicos de ansiedade e depressão.
A Guaçatonga é uma planta medicinal, também conhecida como erva de bugre, e é muito utilizada na preparação de remédios homeopáticos e cremes fitoterápicos para serem usados no tratamento da herpes labial e de aftas, por exemplo.
Qual a época se deve podar? As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.
Floresce de junho a dezembro. Frutos: amadurecem de setembro a março; são bagas arredondadas, verdes ou amareladas (há variedades vermelhas), coroadas pelo cálice persistente, de polpa suculenta esbranquiçada, semelhante a uma goiaba pequena e de sabor mais azedo.
Cuidados e contraindicações do chá de folha de goiaba
Pessoas que têm sensibilidade no trato intestinal devem evitar consumir a bebida. Ou seja, o chá pode resultar em prisão de ventre e outros tipos de desconforto. Em outras palavras, se você já sofre com esse problema, evite consumir chá de folha de goiaba.
Como usar o chá de folha de goiaba no cabelo
Com os cabelos secos e limpos, aplique o chá no couro cabeludo até notar que está bastante úmido. Com as pontas dos dedos vá massageando a região em movimentos circulares por 10 minutos. "Isso ajuda também na circulação sanguínea", afirma a tricologista.
Algumas frutas que prendem o intestino são: maçã e pera sem casca, goiaba, banana, principalmente banana ainda verde. Essas frutas devem ser evitadas por pessoas com prisão de ventre, pelo menos até que o trânsito intestinal esteja normalizado.
USOS DO CAMBUÍ
O fruto é consumido in natura, bem como em sucos, tortas, compotas e geleias, entre outros usos. São atribuídas ao fruto propriedades terapêuticas como adstringente, antidiabético, hipoglicemiante, antioxidante e antisséptico. É também rico em carboidratos, lipídeos e proteínas.
Goiaba é o fruto da goiabeira.
Existem diversas variedades de goiaba, mas as mais comuns são a de polpa branca com a casca esverdeada e a de polpa vermelha/rosada com a casca amarelada.
O que são medidas sanitárias e fitossanitárias?
Como viver bem depois dos 60 anos?
Quais são os títulos executivos?
Qual função o lazer exerce na sociedade?
Quem é mais forte Jigen ou Kaguya?
Quem recebe honorarios sucumbenciais?
O que precisa para ser orientador pedagógico?
O que caracteriza uma invenção?
Quais Cid são considerados deficiência?
Qual a importância da internet e das mídias em sua vida?
Como deixar a pele do bebê mais clara?
Qual a diferença entre aranha e escorpião?
Qual a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia?